33.8 C
Criciúma
terça-feira, maio 7, 2024

Centro de Inovação é inaugurado em Criciúma

Com a presença de autoridades, ambiente que propicia compartilhamento e aplicação de conhecimento, tecnologia e inovações relevantes é entregue à comunidade

Tiago Monte

Criciúma

O Sul de Santa Catarina ganhou, na tarde desta sexta-feira, dia 26, o Centro de Inovação Criciúma (Crio). O local é dedicado ao desenvolvimento e promoção de novas ideias, tecnologias e práticas que têm por objetivo impulsionar a inovação em diversos setores. O Crio, passa a integrar a Rede Catarinense de Centros de Inovação. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Além dele, estavam presentes o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e a reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta. “Quem não inovar vai ficar para trás. Este é um Centro que vai estar ao lado do empreendedor, vai estar ao lado do investidor, para que ele possa melhorar o seu negócio, criar um novo piloto”, diz Jorginho.

Para o governador, o Sul do Estado crescerá ainda mais com a chegada do Crio. “Um evento como esse é um ingrediente para ajudar o Sul a crescer ainda mais. O Sul é uma região nobre, próspera e que se desenvolve. O Sul não destoa de nenhuma outra região de Santa Catarina. Ele está na prateleira de cima. É assim que eu vejo, é assim que o governo do Estado enxerga. Evidentemente, quanto melhor a infraestrutura que a gente puder fazer: estrada, energia, internet, Centros de Inovação... A gente está fazendo o que a gente pode para que o Estado se desenvolva como um todo, que verdadeiramente seja o melhor Estado do Brasil”, comenta.

Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a entrega do Crio é a consolidação de uma ideia que surgiu em 2010 e ficou parada durante algum tempo, até chegar à conclusão. “Nós estamos, hoje, entregando esse Centro de Inovação, que vai cumprir um outro propósito tão nobre quanto aquele que a gente planejou com isso”, ressalta.
Foto: Tiago Monte/TN

Grande conquista para a região

 Já a reitora Luciane Bisognin Ceretta ressalta que o Centro de Inovação terá grande relevância em diversos aspectos, entre eles, a economia e a formação acadêmica, e já representa uma grande conquista. “Do ponto de vista do desenvolvimento socioeconômico da nossa região, ele oportunizará a geração de emprego e de renda, movimentando assim, a economia e as conexões da nossa cidade e do Sul do estado com as outras regiões. A Unesc recebeu todo apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que foi muito presente nessa obra, e da Acic, que foi uma grande incentivadora de todo esse processo. Essa obra é uma construção coletiva, de muitas mãos, de muitas entidades e que é entregue hoje para a Região Sul”, ressalta.

 Entre as contribuições de um Centro de Inovação está o desenvolvimento regional e de inovações por meio de negócios, além de oferecer instalações, serviços e recursos compartilhados, e ainda promover a cultura e conexão de inovação e empreendedorismo. A proposta também visa desenvolver empresas, startups e empreendedores, articulando os setores públicos e privados com as Instituições de Ensino Superior: ensino e pesquisa. 

A Gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Engel, destaca que os empreendedores que tiverem ideias, e quiserem o apoio do Crio, devem ir direto ao local – na rua Henrique Lage, 666, no Centro de Criciúma. “Podem vir direto para o Centro de Inovação. Aqui a gente recebe, faz uma análise dessa necessidade que a pessoa tem. Porque, às vezes, ela tem uma ideia, mas já tem um negócio e quer melhorar. Às vezes, ela está precisando trabalhar a ideia para entender se vai virar realmente um negócio, se tem potencial para isso. Mas, entra aqui primeiro, vem buscar a nossa ajuda, depois, se a gente entender que um curso de graduação pode nos ajudar a resolver, para um outro profissional, para um outro pesquisador, para um outro grupo de especialistas, aí a gente conduz essas pessoas. Mas os canais de conexão são aqui pelo Centro de Inovação de Criciúma”, finaliza

Das letras que formam o ‘Crio’:

C -Criatividade; Conceitual; Capacitação; Conhecimento; Curiosidade; Crescimento; Cultura.
R – Responsabilidade; Ressignificação; Resiliência; Resposta; Renovação; Racional; Reflexo; Resultado.
I – Inspiração; Inclusão; Inovação; Intrínseco; Icônico; Irreverência; Inteligência;
O – Orientação; Objetivo; Obstinado; Ousado; Otimizado; Orquestrado; Oportunidade.

Foto: Tiago Monte/TN

Últimas