13.7 C
Criciúma
domingo, maio 19, 2024

Ministério Público aponta Cancellier como o líder de organização criminosa

Além disso, órgão solicitou a manutenção da prisão preventiva dos envolvidos na investigação

Urussanga
Paulo Paixão
politica@tnsul.com

Dentro da Prefeitura de Urussanga havia uma organização criminosa. Essa é a afirmação da denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) oferecida ao Poder Judiciário. E ainda, segundo as provas levantadas no documento, o líder seria justamente o prefeito Luis Gustavo Cancellier. A denúncia faz parte dos desdobramentos da Operação Terra Nostra, deflagrada em duas fases (dias 21 de março e 16 de abril deste ano). O objetivo da investigação é apurar a compra de terrenos com valores superfaturados.

PRISÕES

A denúncia apresentada pelo Ministério Público no último dia 2 ainda solicita a manutenção da prisão preventiva dos envolvidos: prefeito Luis Gustavo Cancellier, os vereadores Elson Roberto Ramos, o Beto Cabeludo, e Thiago Mutini, além de um ex-servidor comissionado. De acordo com o documento do MP, o vereador Beto Cabeludo não fazia parte do esquema de organização criminosa, mas havia mudado de posicionamento político para favorecer o esquema.

FUNÇÕES

As investigações apontaram as funções de cada um dentro da organização sob a liderança de Cancellier. O documento mostra, inclusive, que o celular da esposa do prefeito era utilizado para conversas e negociações entre os envolvidos. O vereador Thiago Mutini e o ex-servidor comissionado agiam como interlocutores do prefeito, através de uma “engrenagem perfeita que criava e manipulava documentos falsos”, conforme descrito pelo MP.

“Engrenagem perfeita que criava e manipulava documentos falsos”, Ministério Público.

Trechos captados dos documentos do MP mostram como era a atuação do prefeito – Foto: Reprodução/Documentos MP

650 mil reais foram pagos em um terreno avaliado em R$ 45 mil

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira, dia 7, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas