22.4 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Episódios que mostram os altos e baixos da relação entre Neymar e Mbappé

O atrito entre Neymar e Mbappé para ver quem deve ser o cobrador de pênaltis principal do Paris Saint-Germain é apenas mais um episódio da relação nem sempre harmoniosa entre os craques. O Apostagolos.com resgata como a dinâmica entre os jogadores foi construída desde 2017, quando se juntaram no elenco do time francês, os astros travam uma disputa silenciosa pela dominância do vestiário no Parc des Princes.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Donatello na área

Neymar e Mbappé chegaram juntos ao PSG, no começo da temporada de 2017/2018. O brasileiro, como a contratação mais cara da história do futebol mundial; o francês, como o novo fenômeno em ascensão nos gramados europeus, depois de temporada impressionante pelo Monaco.

Apesar de estar na cidade natal, Mbappé encontrou no vestiário um ambiente menos acolhedor do que o possível. Enquanto isso, o brasileiro achou nos outros brasileiros no elenco, Thiago Silva, Marquinhos, Daniel Alves e Lucas Moura, um porto seguro.

Logo surgiram as notícias do apelido que deram a Mbappé nos bastidores, especialmente Dani Alves e Neymar: Donatello, personagem do desenho animado “Tartarugas Ninjas”, uma referência à aparência do francês. Reportagens do começo de 2018 afirmaram que Fayza Lamari, ex-jogadora profissional de handebol e mãe de Mbappé, estava descontente com o tratamento dado ao filho, de 19 anos na época.

Título na Rússia

Publicamente, Mbappé sempre deu entrevistas afirmando que compreendia o protagonismo de Neymar no PSG. O brasileiro chegou entrando em atrito com Cavani, então principal jogador do time, para assumir a função de cobrador de pênaltis. O papel de coadjuvante do francês começou a mudar ao fim da temporada 2017/2018. Ambos foram defender suas seleções na Copa do Mundo da Rússia. Enquanto Neymar parou nas quartas de final e virou meme ao ser acusado de simular lesões durante o Mundial, Mbappé foi o camisa 10 da França na conquista do título, com quatro gols marcados, incluindo um na decisão, sobre a Croácia.

Protagonismo no Parc

A primeira temporada de Neymar e Mbappé pelo PSG terminou com o brasileiro lesionado, o que viria a ser recorrente nos anos pela equipe francesa. Ainda assim, os números do camisa 10 foram melhores que os do francês. Neymar participou diretamente de 45 gols do time, entre gols e assistências, contra 36 de Mbappé.

Porém, as temporadas seguiram com Neymar sofrendo com lesões, jogando menos e sendo cada vez menos decisivo. Mbappé, por sua vez, acumulou muitos minutos em campo e passou a ser mais fundamental para as vitórias do time. De 2018 a 2022, sempre o francês fechou a temporada à frente. Na última, a superioridade foi a maior de todas: Mbappé participou de 60 gols e assistências, contra apenas 21 de Neymar.

Exigências para renovar

O crescimento de Mbappé no elenco do PSG foi tamanho que, ao fim da última temporada, o clube francês moveu mundos e fundos para mantê-lo e evitar a transferência para o Real Madrid, dada como certa na Espanha. O principal ponto de convencimento foi a confirmação do novo status de principal astro do time. Mbappé passou a receber o maior salário do elenco, superior ao de Neymar.

Além disso, foi ouvido sobre o projeto futuro do clube. E o francês deixou claro nas conversas o desejo de maior comprometimento do elenco. O pedido foi entendido como um recado para a direção em relação a Neymar. Começaram então as especulações sobre uma possível saída de Neymar na última janela de transferências, o que não se concretizou. O que ficou claro é a mudança de status. Mbappé se tornou o primeiro batedor de pênaltis da equipe e o fato desencadeou o atrito com Neymar na partida contra o Montpellier. O brasileiro não gostou da perda de espaço, tanto que foi às redes sociais curtir postagens que criticavam Mbappé como o batedor oficial do time.

Para mais informações dos famosos: Fuxicos & Famosos

Últimas