14.6 C
Criciúma
domingo, maio 19, 2024

Cartórios registram filas de eleitores

Prazo para regularização da situação junto à Justiça Eleitoral encerra hoje

Criciúma/Içara
Paulo Paixão
politica@tnsul.com

Termina hoje o prazo para eleitores que buscam atualizar ou regularizar sua situação eleitoral. Entre os serviços oferecidos pelos cartórios eleitorais de todo o país estão a emissão de primeiro título, regularização de título cancelado, atualização de dados pessoais e transferência de município ou local de votação.

Nos cartórios eleitorais da região, os últimos dias têm sido de muito movimento, com pessoas procurando atendimentos através de agendamento online e também procurando sem ter hora reservada.

PRIORIDADE

Em Criciúma, por exemplo, até ontem, quem foi direto ao Cartório Eleitoral, precisou esperar quem já havia agendado a hora para ser atendido. É o que revela o chefe da 92ª Zona Eleitoral, José Reus Antônio. Segundo ele, o penúltimo dia do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral estava com muito movimento. “Está bem movimentado. Estamos dando prioridade para quem fez o agendamento para hoje (terça-feira), não tem mais agendamentos para amanhã (hoje), que é o último dia”, revelou o chefe do Cartório.

Nesta semana, na 92ª Zona Eleitoral foram realizados 170 atendimentos diários em Criciúma.

Hoje o Cartório Eleitoral em Criciúma irá atender somente aquelas pessoas que conseguiram agendar horário. “Somente com agendamento é garantido o atendimento aqui no cartório em Criciúma”, disse José.

A 92ª Zona Eleitoral de Criciúma corresponde a 64.060 eleitores de um universo de 154.785 aptos a votarem em todo o município.

AGENDAMENTOS

Assim como Criciúma, em Içara, na tarde de ontem, os agendamentos através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já estavam suspensos, pois as vagas já estavam esgotadas. Já na sede do cartório, ontem à tarde, mais de 100 pessoas aguardavam para serem atendidas, segundo a chefe do Cartório, Carine Stallivieri.

Uma possibilidade para o eleitor que já possui o cadastramento da biometria é o atendimento online, através da página do Tribunal Regional Eleitoral, através do www.tre-sc.jus.br.

Com título cancelado ou suspenso não vota

O eleitor que não conseguir regularizar o seu cadastro junto à Justiça Eleitoral ainda hoje, deve ficar atento, pois se o seu título for cancelado, ele não poderá votar nas eleições municipais de outubro, além de ter outras restrições.

Porém, segundo o chefe da 92ª Zona Eleitoral de Criciúma, caso esteja apenas com uma multa no sistema, ele poderá realizar a quitação mesmo após o fechamento do cadastro eleitoral.

“Se tiver com o título eleitoral cancelado ou suspenso não conseguirá, mas se for só multa eleitoral ainda não paga, poderá votar normalmente. A multa eleitoral pode ser paga mesmo após o fechamento do cadastro eleitoral”, informou José Reus Antonio.

Leia mais matérias completas na edição desta quarta-feira, dia 8, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas