13.8 C
Criciúma
sexta-feira, julho 12, 2024

Japão se torna o 5º país do mundo a pousar na Lua

Após o módulo lunar não tripulado Slim pousar na Lua, o Japão se tornou a quinta nação a realizar tal feito

Em uma conquista significativa para a exploração espacial, o Japão efetuou com sucesso o pouso na Lua do módulo lunar não tripulado Slim, tornando-se a quinta nação a realizar tal feito. Os japoneses se juntam aos Estados Unidos, a antiga União Soviética, China e Índia.

Japão e a exploração lunar

O módulo não tripulado Slim (Smart Landing Intelligent Module) conduziu uma alunissagem precisa às 12h20 desta sexta-feira, no horário de Brasília. A Jaxa (Agência Espacial Japonesa) expressou otimismo sobre a missão, que visa avaliar a capacidade do país em realizar pousos lunares de alta precisão.

O pouso estava programado para a cratera Shioli, com a expectativa de proporcionar uma exploração mais detalhada da Lua. A Jaxa planeja verificar nos próximos meses se o Slim atingiu seus objetivos. Se bem-sucedido, este pouso abrirá portas para explorações mais detalhadas e específicas.

“Slim herda a história de missões lunares anteriores e abre as portas para futuras explorações lunares e planetárias com a tecnologia de pouso da próxima geração!”, afirma a agência japonesa.

Slim e sua missão na Lua

Após o pouso, a sonda com 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura, desacoplará dois mini-robôs, um veículo saltador e um rover, para capturar imagens e oferecer uma nova perspectiva da superfície lunar.

*Via ND+

Últimas