21.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Badernas nas ruas perturbam a vida dos moradores de Criciúma

Maíra Rabassa
Criciúma

A lei é clara: “é proibido perturbar o sossego e o bem-estar público com ruídos, vibrações,
sons excessivos ou incômodos de qualquer natureza, produzidos por qualquer forma ou que contrariem os níveis máximos de intensidade fixados por esta lei”. Porém, os moradores estão sofrendo com os barulhos ocasionados durante a saída dos pubs e boates da região central de Criciúma.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Os usuários jogam garrafas pelas janelas dos carros, quebram vidros, berram, são atropelados, usam drogas em praças próximas a rua Araranguá, além de, em
algumas oportunidades, até acontecem cenas de sexo em veículos ou, até, na própria rua. “São vários pontos na região central que estão com esses problemas. Eles vão para a pracinha da Domênico Sônego onde fazem mais bagunça”, completa Bárbara Dagostim, síndica.

Neste fim de semana, a Polícia Militar esteve na região realizando blitz. “Na
quinta-feira eles fizeram uma festa atrás de uma das casas noturnas, em um lugar aberto,
e ficaram até umas três da manhã. O problema não é o barulho dos estabelecimentos e, sim, durante as saídas, que tem muito barulho e brigas”, completa Gisele Cecconi, advogada e moradora da região.

População afetada está se organizando

Não existe hoje uma associação de moradores responsável pela região do Centro de Criciúma. Para isso, um grupo de síndicos e pessoas que moram nos edifícios estão se organizando para a criação de uma entidade. “Desta forma, vamos ter mais forças para buscar soluções para este e outros problemas”, revela Bárbara.

Reunião
Para isso, os moradores estarão reunidos na próxima quarta- -feira, 20, a partir das 19h30, no Edifício Somerville, para dar andamento ao processo. “Eles estão buscando se mobilizar para encontrar melhorias para a região. E estamos auxiliando nesse processo”, diz Andreia Zomer, presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC).

Ações de policiamento procuram coibir situações de algazarras

Desde o início deste ano, a Polícia Militar de Criciúma está realizando ações ostensivas nas praças, mirantes e ruas com mais denúncias de bagunças e algazarras. No último mês, a PM também tem sido mais acionada para atender ocorrências nas saídas de casas noturnas e pubs da região central do município. “Nas duas últimas semanas estivemos nos estabelecimentos realizando fiscalização de alvarás. Além disso, através de nossa agência de inteligência, prendemos alguns traficantes de drogas na região. No último fim de semana, foi realizada mais uma ação onde pelo menos 80 atos infracionais foram registrados, maioria não quis fazer o teste do bafômetro. Seguimos na região coibindo tais ações criminosas”, conclui o comandante.

Últimas