21.5 C
Criciúma
quarta-feira, maio 8, 2024

Próximos dias agitados para o handebol de Criciúma

Cidade recebe jogos da Liga Santa Catarina Juvenil Feminino. Equipes adulto feminino e juvenil masculino viajam para disputar campeonatos nacionais

Os próximos dias serão agitados para as equipes de handebol da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma. Enquanto o time juvenil feminino (Acrihf/Criciúma) recebe as primeiras partidas da Liga Santa Catarina 2024 em casa, as equipes adulto feminino (FME Criciúma/Acrihf/Unesc) e juvenil masculino (ADHC/FME Criciúma/Unesc) viajam para disputar campeonatos nacionais. Os jogos em Criciúma serão no sábado, dia 27, no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi.

A Acrihf/Criciúma está no grupo A, que é formado por oito equipes do Sul, Leste e Norte de Santa Catarina, são eles: Abluhand, ADHJ/Jaraguá do Sul, AJHA/Joinville, Handfloripa, Massaranduba, Palhoça e T-Rex/Timbó. No grupo B, estão quatro times do Centro e Oeste do estado: Caçador, Handebol Peritiba, Handluz e Palma Sola.

Equipe juvenil masculino viaja para disputar a Taça Sul do Campeonato Brasileiro – Foto: Divulgação FME/Criciúma

“Serão jogos entre todos de cada grupo. No final, as três melhores equipes de cada chave se classificam para as finais da Liga SC Estadual, enquanto o restante disputa a Extraliga. Neste sábado, serão as três primeiras rodadas do nosso grupo. Além dos nossos confrontos, os visitantes também se enfrentam aqui”, explica o técnico de handebol feminino da FME de Criciúma, Lucas Custódio.

Liga Nacional Feminina

No domingo, dia 28, a equipe FME Criciúma/Acrihf/Unesc estreia pela Taça Sul Adulto Feminino, às 16h, em Campo Bom (RS), contra o time da casa. A competição é classificatória da Liga Nacional de Handebol Feminino 2024. De abril a agosto, as equipes jogam entre si em suas conferências, que são divididas pelas cinco regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

“Esta é a maior competição do país na modalidade. São 20 clubes de todo o Brasil jogando em busca de 12 vagas para a fase de grupos, que será disputada em setembro. A partir daí, serão definidos os quatro melhores para disputar as finais em dezembro. Nosso primeiro objetivo é conquistar uma das duas vagas diretas para a próxima fase. Faremos sete jogos, sendo quatro dentro de casa e três como visitante”, comenta Custódio.

Equipe adulta feminino viaja para disputar a Liga Nacional – Foto: Divulgação FME/Criciúma

A Conferência Sul é composta por oito equipes: Campo Bom (RS), Cascavel (PR), Concórdia (SC), Criciúma (SC), Maringá (PR), São José (SC), Sarandi (PR) e Torres (RS). “Estamos competindo na Liga Nacional Feminina há três anos e, por duas vezes, ficamos em quinto lugar no país. No último ano, tivemos uma das três melhores campanhas gerais. Neste ano, nos reforçamos ainda mais e queremos disputar as finais da Liga Nacional em dezembro”, ressalta o técnico.

Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino

De sábado até a próxima quarta-feira, dia 1º, a equipe ADHC/FME Criciúma/Unesc disputa a Taça Sul de Handebol Juvenil Masculino, em Itajaí. A competição definirá os classificados da região Sul para as finais do Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino 2024, que será disputado entre os dias 29 de julho e 3 de agosto, em Campo Grande (MS).

“Estou bem contente com a nossa equipe. Estamos treinando todos os dias, intensivamente, para fazer uma boa campanha na competição. A gente sabe que é difícil, mas estamos confiantes na classificação”, afirma o técnico de handebol masculino da FME de Criciúma, Martinho Mrotskoski Neto.

A equipe criciumense está no grupo B, junto com ATHB/Hand Torres (RS), Handaction/CK (RS) e Prefeitura de Chapecó/Unochapeco/Handchape (SC). O grupo A é formado pelas equipes ADHJ/FME Jaraguá do Sul (SC), Associação Liga Atlética de Handebol (RS) e Itajaí/Aceu/ADHI/Femel (SC). “Será uma partida de cada equipe por dia. Após todos dos grupos se enfrentarem, os dois melhores de cada chave avançam para a semifinal e os finalistas se classificam para jogar as finais do Campeonato Brasileiro”, relata Neto.

Confira os jogos deste sábado em Criciúma pela Liga SC Juvenil Feminino:

8h30 – Acrihf/Criciúma x Handfloripa
9h45 – Palhoça x T-Rex/Timbó
11h30 – Acrihf/Criciúma x T-Rex/Timbó
13h45 – Handfloripa x Palhoça
15h15 – T-Rex/Timbó x Handfloripa
17h – Palhoça x Acrihf/Criciúma

Últimas