20.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão inicia atividade

Chegou Outubro Rosa e com ele, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão começa suas atividades. O objetivo desta associação é acolher, orientar e buscar a realização de exames de mulheres comedidas com câncer de mama e colo de útero. Depois de um processo que começou a ser sonhado antes de 2020 por algumas mulheres, a Rede Feminina juntou forças e neste ano deu prosseguimento a documentação para a instituição da mesma, tudo sob a orientação da Rede Feminina Estadual e da ajuda da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara. Foram muitas idas e vindas até o contador para a organização do estatuto, CNPJ, entre outras questões, mas o objetivo foi alcançado. “Somos Rede Feminina de Combate ao Câncer”, destaca a presidente, Vandete Maria Fernandes, eleita em reunião no mês de julho.

Congregando mais de 50 voluntárias, a equipe diretiva possui dez componentes e será empossada no dia 08 de outubro. Para a posse estarão presentes a presidente da Rede Estadual, Maria Ciria Aragão Zunino, autoridades, convidados, familiares e as demais voluntárias. “Será um momento de grande importância para a saúde do Balneário Rincão”, lembra a Prof. Márcia Trevisol, também voluntária.

Ela acrescenta que as “Meninas de Rosa”, como são carinhosamente chamadas, são atendidas com respeito e atenção pelos empresários locais e poder público. “As voluntárias já receberam treinamentos com psicóloga, nutricionista e mastologista. A preparação das voluntárias é fundamental, pois recebem mulheres e jovens que passam por um momento de muita fragilidade, o que exige muito acolhimento com a mulher e, muitas vezes até os familiares”, aponta a professora.

“Para o dia da posse, por se tratar de uma rede recém-criada, as Meninas de Rosa de Balneário Rincão marcarão este momento com bandeiras nas rótulas e divisões de quadras na Avenida Leoberto Leal. As praças também estarão enfeitadas de rosa para que este mês de outubro seja uma tomada de decisão para jovens e senhoras se conscientizarem da importância da vacina HPV, exames de mama e de preventivo do colo de útero”, pontua. A Rede Feminina de Combate ao Câncer quer nesse mês de outubro, dar as boas-vindas às mulheres de Balneário Rincão, para que as mesmas se sintam acolhidas.

Desde que surgiu a ideia da fundação de uma Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Balneário Rincão, as voluntárias envolvidas já começaram a participar de eventos como palestras e até da Festa da Tainha, na busca dos primeiros recursos para a instituição.

Últimas