20.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Arroio do Silva: Programa Orla retoma as atividades

A noite desta quinta-feira, 12, foi marcada pela retomada dos trabalhos do Programa Orla de Balneário Arroio do Silva. A equipe técnica e que coordena os trabalhos apresentaram o levantamento de tudo que já foi realizado nas primeiras oficinas, realizadas em anos anteriores. Com todos os dados ajustados, compilados, documentados a apresentados, os trabalhos efetivamente são retomados a partir de agora.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“De forma simples, podemos dizer que o projeto Orla é um plano de gerenciamento da beira mar, então envolve todos os locais utilizados e, por isso, é importante a realização deste trabalho e a participação da população no estudo e elaboração do documento”, registrou o prefeito Evandro Scaini.

A sociedade civil organizada foi mobilizada para marcar presente neste seminário de retomada e o convite foi aceito considerando que o auditório da escola municipal Jardim Atlântico ficou lotado.

Além da retomada do Programa Orla, na oportunidade foi apresentado o projeto de revitalização da orla central. “Apresentamos um dos ícones do programa orla, que é o projeto de revitalização da orla central. O projeto detalhado foi apresentado para a população, entidades e órgãos presentes. Agora o trabalho continua e estamos correndo contra o tempo. Neste mês a licitação deve ser aberta e enquanto isso também estamos trabalhando em busca da cessão da área para consolidar a construção”, completa Scaini.

A revitalização da orla central deve dar uma nova “cara” para o Arroio, promovendo ainda mais o turismo e o desenvolvimento da cidade, aliado, claro, às legislações ambientais vigentes, de forma a diminuir a ocupação urbana desordenada e erosão da costa. A obra será realizada com recursos conquistados por meio do Plano 1000 do Governo do Estado.

Oficinas do Programa Orla

Com a retomada dos trabalhos, a população e representantes de entidades estão convidadas para participar das oficinas que acontecerão ainda neste mês: dias 20 e 21. É importante a participação para a elaboração do documento que é fundamental para gestão da orla, uso e ocupação sustentável do espaço litorâneo.

A inscrição dos participantes pode ser feita no departamento de meio ambiente com a coordenadora do programa municipal, Agda Felisberto. Mais informações: 48 93505 0209.

Últimas