21.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Pronto-atendimento 24 horas é inaugurado em Cocal do Sul

Cocal do Sul

Um novo capítulo na história de Cocal do Sul é registrado na área da saúde pública. Depois de 30 anos de espera, a Prefeitura de Cocal do Sul inaugurou neste domingo, o pronto-atendimento 24 horas para a população. O evento aconteceu no dia em que o município celebrou 30 anos de emancipação. O serviço começa a funcionar no mesmo local onde é a Unidade de Referência em Saúde, na Rua Ângelo Peruche, no Centro de Cocal do Sul.

Ao longo de três décadas, a população de Cocal do Sul aguardava pelo atendimento 24 horas no município, visto que para se ter acesso a um serviço de saúde havia a necessidade de se deslocar às cidades vizinhas, como Urussanga por exemplo.

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Fáveri define isso como um sonho que saiu do papel. “Há 20 anos, quando fui secretário na cidade, conseguimos fazer uma ampliação, com horário de funcionamento até às 22h e com atendimento também nos finais de semana. E no início de nossa gestão, ampliamos o horário até a meia noite, mas a população sempre almejou o pronto atendimento 24 horas”, lembra o prefeito Fernando de Fáveri.

Equipe especializada

O prefeito frisa que este é um compromisso que foi assumido perante a população e que agora poderá contar com uma equipe técnica e especializada. “Cocal do Sul ganha muito a partir de agora, com o pronto-atendimento 24 horas. A promessa foi cumprida e agora vêm novas ações, novos compromissos para a cidade, pois o maior e principal nós já cumprimos”, salienta o Chefe do Executivo.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Glícia Pagnan, a Prefeitura manterá o serviço e as equipes irão funcionar em escalas de 12h por 36h. O serviço 24 horas funcionará todos os dias da semana. “A equipe será compota por um médico, um enfermeiro, dois técnicos, uma higienizadora e uma recepcionista. Também terá ambulância de apoio para eventuais necessidades de transferir o paciente”, explica Glícia.

A farmacêutica Raquel Cristina Guollo Mouro, moradora de Cocal do Sul há 30 anos, conta que já viu muitas pessoas precisando ser atendidas e tiveram que se deslocar a outras cidades. “Por trabalhar em uma farmácia, sei que isso ocorre no dia a dia, e muitas vezes em outras cidades o serviço já está lotado. A aqui no município, o atendimento se torna mais humanizado. Então essa é uma excelente iniciativa da administração municipal e o município só tem a ganhar com isso”, declara Raquel.

Últimas