Solução para entregas de compras online vence o Startup Weekend Criciúma 2019

Entregaí terminou o fim de semana de imersão em empreendedorismo como a melhor entre as 12 equipes participantes na opinião dos jurados

- PUBLICIDADE -

A ideia de uma nova maneira de viabilizar entregas de compras feitas via internet se transformou no modelo de negócio consagrado com o primeiro lugar no Startup Weekend Criciúma 2019. A jornada de empreendedorismo com o total de 54 horas percorrida pela campeã Entregaí e outros 11 times participantes, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), terminou na noite deste domingo (6).

A arquiteta de sistemas Bruna Nazário esteve entre os que se aventuraram a apresentar sua ideia de negócio em um minuto ao grupo de 80 participantes na noite de sexta (4), primeiro dia do evento. Eleita como uma das 12 melhores propostas nesse momento, a solução de entregas de encomendas a pessoas que ficam o dia todo fora de casa reuniu mais quatro pessoas para a formação de um dos times.

- PUBLICIDADE -

Entre sábado e domingo, o projeto de startup ganhou o nome de Entregaí, assim como as outras soluções também entraram na jornada imersiva de empreendedorismo para validação de nome, ideia, modelo de negócio, produto, público-alvo, estratégia e outras nuances da rotina de uma empresa. Tudo com o apoio de mentores, profissionais com atuação no mercado e conhecimento do modelo de startups.

A comissão julgadora do Startup Weekend Criciúma 2019, formada pela secretária de Educação do Município de Criciúma, Roseli De Lucca, o diretor do campus do IFSC na cidade, Lucas Dominguini e a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da Acic, Lisandra Claus, teve a responsabilidade de eleger os melhores modelos de negócios. Entre os critérios estavam a resolução de um problema real, de maneira inovadora, com a possibilidade de repetição e reprodução em escala.

“O Entregaí resolve um problema comum a 62% dos nossos entrevistados durante o fim de semana, que querem fazer compras online, mas têm dificuldades para receber a encomenda por nunca estarem em casa. Criamos, então, uma plataforma que oferece a possibilidade do comprador coloque uma pessoa cadastrada na nossa plataforma como destinatário. Essas pessoas, que chamamos de entregueiros, vão receber o produto e combinar a melhor forma de deixar com o comprador. Serão inclusive remunerados para isso”, conta a empreendedora Bruna Nazário.

A vivência do Startup Weekend se mostra transformadora a todos os envolvidos, dos participantes aos organizadores, passando pelo time de profissionais responsável pelas mentorias. Trata-se de “um evento disruptivo”, sintetiza um dos mentores, um dos mentores, Fabio Francisco da Silva. “É um universo complexo, imenso, que pensa inovação e onde você vê a força, a integração entre as pessoas, os erros e acertos durante as 54 horas da jornada e isso não tem preço. Essa mentalidade de startup traz aqui é o futuro das empresas, independente do porte”, frisa.

Com todos os ingressos vendidos, corpo de mentores qualificados, engajamento das comunidades do ecossistema de inovação, a missão do Startup Weekend foi cumprida com sucesso, na avaliação do membro da comissão organizadora do evento, Jefferson Machado. “Conseguimos entregar tudo o que tínhamos a entregar com a ajuda dos patrocinadores, parceiros e principalmente das pessoas. Estamos na quinta edição e o ecossistema mostra o amadurecimento e o fortalecimento dessa cena de empreendedorismo”, aponta.

Mais edições no Sul em 2020

Com edições desde 2016 na região Sul Catarinense, o Startup Weekend, maior evento de startups do mundo contará com mais edições no ano que vem. Criciúma, que já organizou cinco (uma delas da vertical Indústria) terá pela primeira vez uma edição do Startup Weekend Women, com foco no estímulo ao empreendedorismo feminino e que terá no mínimo 70% de participantes mulheres. O evento ocorre de 24 a 26 de abril, no Nações Shopping.

Araranguá, também pela primeira vez, terá seu SW. Esses dois eventos se juntam às já consolidadas edições anuais de Criciúma e Tubarão.

Os campeões do SW Criciúma 2019

1º lugar – Entregaí (plataforma de logística de entregas para e-commerces)

2º lugar – Cresci (Market place para venda de produtos para bebês, com possibilidade de usuários colocarem produtos usados)

3º lugar – MaitreFood – aplicativo para restaurantes no qual o usuário consegue acessar verificar a lotação do estabelecimento, o cardápio e pagar as contas, a fim de evitar filas e a necessidade do garçom

Menção honrosa – RoBots – chatbot (atendimento automatizado) personalizado para negócios

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.