A disputa pelo governo de Santa Catarina em 2026 tem, até o momento, cinco pré-candidatos. Veja quais são:
- Gelson Merísio (PSB)
- João Rodrigues (PSD)
- Jorginho Mello (PL)
- Marcelo Brigadeiro (Missão)
- Ralf Zimmer (PRD)
Até o momento, todos estes nomes são considerados pré-candidatos porque a oficialização só irá ocorrer em agosto, após as convenções partidárias e o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As preparações para a corrida eleitoral em SC seguem ocorrendo, por isso, o cenário político ainda não está completamente definido.
O primeiro turno das eleições tem data marcada para 4 de outubro, e o segundo, caso venha a ocorrer, será no dia 25 de outubro.
Gelson Merísio (PSB)

Gelson Merísio anunciou sua pré-candidatura pelo PSB em 17 de abril. Ele é ex-deputado estadual e ex-presidente duas vezes da Assembleia Legislativa. Merísio conta com o apoio de partidos de esquerda como PDT, PT e PSOL e também tem foco na reeleição do presidente Lula. A vice é Ângela Albino (PDT).
O pré-candidato é empresário e natural de Xaxim, no Oeste de SC. Ele iniciou a carreira política em 1988 e foi vereador antes de assumir, no ano de 2005, mandato como deputado estadual. Em 2018, concorreu ao governo do estado pelo PSD, porém foi derrotado no segundo turno.
Jorginho Mello (PL)

Em busca da reeleição, Jorginho Mello anunciou sua pré-candidatura no dia 23 de janeiro. Ele conta com amplo apoio da direita em Santa Catarina e terá papel importante no estado na campanha de Flávio Bolsonaro à Presidência, assim como de Carlos Bolsonaro ao Senado.
Como forma de ampliar os apoios na campanha, Jorginho Mello anunciou como vice Adriano Silva (Novo), então prefeito reeleito de Joinville, a cidade mais populosa do estado.
Jorginho, natural de Ibicaré, no Oeste, já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e senador.
João Rodrigues (PSD)

Para concorrer ao governo de Santa Catarina, João Rodrigues renunciou ao quarto madato como prefeito de Chapecó. Ele confirmou a pré-candidatura no dia 26 de março, ao lado de legendas importantes de centro e de direita, como o PP e o União Brasil.
João Rodrigues é empresário e comunicador, já foi vice-prefeito e prefeito de Pinhalzinho, deputado estadual, deputado federal e secretário estadual de Agricultura. Foi eleito prefeito de Chapecó em 2004 em 2004, reeleito em 2008, vencendo novamente em 2010 e reconduzido em 2014.
Marcelo Brigadeiro (Missão)

O empresário e ex-lutador de MMA, Marcelo Brigadeiro é o pré-candidato ao governo de Santa Catarina pela Missão, partido criado em 2025 que nasce do Movimento Brasil Livre (MBL). O anúncio foi feito ainda em dezembro e a legenda deve concorrer sem o apoio de outros partidos.
Tendo nascido no Rio de Janeiro, Brigadeiro vive desde 2011 em Balneário Camboriú. Ele que irá concorrer pela primeira vez ao cargo, chegou a ser diretor na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), órgão do governo estadual.
Ralf Zimmer (PRD)

O defensor público Ralf Guimarães Zimmer, anunciou por meio de nota, divulgada no dia 2 de abril, que é pré-candidato pela federação Renovação Solidária, que reúne os partidos PRD e Solidariedade. Ralf já concorreu ao governo de Santa Catarina em 2022, pelo partido PROS, tendo somado 3.828 votos.
Zimmer ganhou notoriedade ao ser autor de um dos processos de impeachment contra o governador Carlos Moisés. Ele também concorreu ao cargo de deputado federal pelo PSDB, ficando como suplente.



