Tiago Monte
Criciúma
Uma referência do futebol mundial inspira o jovem zagueiro Erick, do Criciúma. Recém promovido ao elenco principal, o garoto de 18 anos tem em Thiago Silva a principal referência no esporte. “A minha referência no futebol é o Thiago Silva. Pela história dele, pelas características. Ele é a minha maior motivação”, comenta.
Erick atua também como volante. “Eu jogava como volante no Paranaense,no ano passado. Mas joguei como zagueiro também. Tenho facilidade de fazer as duas funções”, destaca.
O jovem agradece a Leandro, antigo professor, pelo início no futebol. “Dos meus 12 anos, em diante, eu trabalhei numa escolinha do professor Leandro. Ele me deu a oportunidade de chegar até aqui e sou muito grato a ele. Graças a Deus, agora estou aqui no Criciúma, fazendo uma bela história”, comenta.
Sem falsa modéstia na avaliação
Erick foi titular do Criciúma em três (diante de Brusque, Joinville e Chapecoense) das últimas cinco partidas do clube. Nos outros dois jogos (contra Avaí e Operário de Várzea Grande, na Copa do Brasil), ele entrou no decorrer do segundo tempo. Sem falsa modéstia, o jogador avalia como positivas todas as primeiras atuações entre os Profissionais do Tigre, mas destaca o jogo diante da Chapecoense como o melhor. “Eu acho que eu fiz ótimas partidas em todos os jogos. Mas eu acho que a última, que a gente não tomou nenhum gol, eu fiz uma excelente partida e não comprometi nada. É seguir fazendo ótimos jogos”, diz.
O atleta avalia como “um sonho” atuar no time principal do Tricolor Carvoeiro. “É uma oportunidade muito boa. Acho que todo atleta da base sonha com isso: estar no profissional. É aproveitar toda oportunidade que o professor está dando e cada dia evoluir mais”, pontua.
De contrato renovado com o Criciúma, até o final de 2027, Erick quer fazer história no clube.“Muito feliz com a renovação. Esperava já jogar no clube, gosto muito daqui. Quero fazer uma ótima história e conseguir bastantes títulos. E trazer a felicidade para o nosso torcedor, que é o mais importante”, comenta.
A experiência dos colegas como crescimento
Com colegas experientes, como Rodrigo, Wilker Ángel, Walisson Maia e, agora, o português Tobias Figueiredo, Erick procura aproveitar para se desenvolver na carreira. “Acho que todo atleta da Base que sobe, procura ganhar o máximo de experiência com esses jogadores. E jogar ao lado deles é uma honra. A gente procura pegar o máximo de experiência possível com eles, para evoluir cada dia mais”, enfatiza.
O jogador lembra, com alegria, do momento em que estava na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, e foi avisado que seria integrado ao grupo principal do Criciúma. “Logo após o jogo, eu tive essa notícia. Fiquei muito feliz, com certeza. Todo atleta da Base sonha em estar no profissional, então, fiquei muito feliz e grato à comissão e à diretoria por essa oportunidade. É seguir trabalhando todos os dias e evoluir cada dia mais”, finaliza.



