26.5 C
Criciúma
terça-feira, abril 30, 2024

Projetos de dança incentivam inclusão cultural para crianças e idosos

Dança e cultura para crianças e idosos, como forma de incentivar a inclusão cultural e claro, despertar o interesse pela modalidade e trocar experiências, são os principais motivos que levaram dois bailarinos experientes da região a criar projetos culturais.

Os bailarinos Viviane Candiotto e Anderson Felisberto Cristiano, com vasta experiência em dança, apresentam em junho dois importantes projetos na área.

O primeiro, Mostra de Dança: Formação de Plateia, já realizou três apresentações de dança nas modalidades balé clássico, sapateado americano e dança moderna/contemporânea, seguidas de palestras didáticas pedagógicas. As apresentações acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados – Praça CEU, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Bairro da Juventude.

O segundo projeto, A Dança de Salão e as Lembranças Dançantes das Pessoas Idosas, é voltado para idosos, e será apresentado no Asilo São Vicente de Paulo, no Centro de Convivências da Terceira Idade e na Casa de Repouso Cantinho do Idoso. Serão apresentadas três coreografias: tango, bolero e valsa. Após as apresentações, haverá troca de ideias sobre as coreografias, os bailarinos, curiosidades sobre os ritmos e ao final, abertura de uma pista de dança para os idosos dançarem com os bailarinos.

Os objetivos são diferentes em cada projeto, uma vez que cada público tem idades e diferentes propósitos. “A ideia é despertar o interesse das crianças pela dança, mostrar que ela é possível para todos, e fazer uma troca de ideias e experiências”, ressalta Viviane.
Para Viviane e Anderson, o maior objetivo da realização do projeto é colaborar com o desenvolvimento de cidadãos que valorizem e respeitem a cultura já na infância e juventude. “A dança pode incentivar de forma convidativa e atraente esse despertar”, acrescenta Anderson. Os bailarinos entendem que a dança é estratégia excelente de potencializar a cidadania e incentivar o desejo pela arte e cultura, além de promover a inclusão social.

No caso dos idosos, a ideia é proporcionar momentos que representem na memória da pessoa idosa experiências vividas, momentos de descontração, interação e aprendizado.
“Queremos aproximar estes idosos dessa importante área de cultura, pra que eles se sintam parte integrante da sociedade em que vivem. Sabemos que muitos gostam de dançar, dessa arte, e podemos trocar experiências também”, comenta Anderson.

DATAS
As apresentações dos projetos estão marcadas para as seguintes datas:

Projeto Dança de Salão
2 de junho no Asilo São Vicente de Paulo
5 de junho no Centro de Convivências da Terceira Idade
23 de junho no Casa de Repouso Cantinho do Idoso

Projeto Mostra de Dança
Dia 16 de junho
14 horas no CRAS Santa Luzia
16 horas no Bairro da juventude
19 horas na Praça CEU

Os projetos foram inscritos e contemplados no Edital Cultura Criciúma da Fundação Cultural de Criciúma e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma.

Últimas