23.8 C
Criciúma
terça-feira, abril 16, 2024

Estadual: Mulher é indiciada por maltratar e abandonar 125 gatos

Os animais viviam em superpopulação, sem controle reprodutivo; sem acesso à alimentação, água limpa e local para descanso adequados

Nesta quinta-feira, 11, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Proteção Animal da Grande Florianópolis, concluiu inquérito policial de crime de maus-tratos qualificado contra gatos, os quais foram abandonados pela tutora em local insalubre, no bairro Ipiranga, em São José.

O caso ganhou repercussão após o cumprimento de ordem judicial de despejo pela omissão por parte da responsável pelos animais. A Diretoria de Bem-Estar Animal de São José necessitou resgatar 125 gatos da sua antiga residência.

Após a condução do procedimento policial, com obtenção de imagens de testemunhas, juntada de laudos médicos-veterinários e sanitários, bem como interrogatório da suspeita,  autoridade policial concluiu pelo indiciamento da tutora, que os animais viviam em superpopulação, sem controle reprodutivo; sem acesso à alimentação, água limpa e local para descanso adequados; bem como em meio à extrema sujidade de fezes, urina e insetos diversos.

Finalizado o procedimento na Divisão de Proteção Animal, o inquérito policial foi remetido ao Poder Judiciário. Já os gatos resgatados estão sob tutela da DIBEA de São José, sendo que, após a conclusão dos trâmites pós-resgate, com a realização de exames, vacinação e castração, serão disponibilizados para adoção responsável.

Últimas