17.6 C
Criciúma
quinta-feira, agosto 13, 2026

Aprovada urgência em projeto que garante aposentadoria especial

Proposta ganha prioridade na Câmara Federal e fica mais próxima de ser analisada

A atuação da deputada federal Geovania de Sá (Republicanos) garantiu um importante avanço para os trabalhadores brasileiros, ontem. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência apresentado pela parlamentar ao PLP 42/2023, que trata da aposentadoria especial dos trabalhadores expostos a condições prejudiciais à saúde. Com a aprovação, o projeto ganha prioridade na tramitação e fica mais próximo de ser analisado pelo Plenário. Geovania destacou que a conquista é resultado de articulação e mobilização para acelerar uma pauta que impacta diretamente milhares de trabalhadores.

“A aprovação da urgência é um passo fundamental para fazer essa pauta avançar. Estamos falando de pessoas que dedicaram anos de suas vidas a atividades que colocam a saúde em risco e que merecem ter seus direitos reconhecidos”, afirmou. A deputada reforçou que seguirá trabalhando pela votação do projeto. “Vamos continuar articulando para votar o mérito e avançar para o Senado e depois sanção”, completou Geovania de Sá.

Através de nota, o presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma, Djonatan Elias, o Pirigueti, posicionou-se sobre a aprovação da urgência para o projeto que trata sobre a aposentadoria especial. Para o sindicato, a aprovação do andamento do PLP 42/2023 é um avanço no direito dos trabalhadores. “Nós recebemos a aprovação da urgência do PLP 42/2023, de autoria do deputado federal Alberto Fraga, que trata da regulamentação da aposentadoria especial para trabalhadores expostos a agentes nocivos, estabelecendo critérios diferenciados de aposentadoria conforme o risco e as condições de trabalho, como um avanço importante, principalmente porque recoloca em discussão a aposentadoria especial dos trabalhadores expostos a condições prejudiciais à saúde e, de maneira muito particular, dos mineiros que trabalham no subsolo e superfície”.

Leia mais na matéria completa do Jornal Tribuna de Notícias desta quinta-feira, 13.

Chame no WhatsApp ou ligue para (48) 99109-5070 e garanta a assinatura do jornal impresso ou digital.

Últimas