A professora de Língua Portuguesa do Colégio Universitário e acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Esucri, Rosane Machado de Andrade, realiza nesta sexta-feira, dia 19, o relançamento de seu livro que reúne histórias sobre resgates e adoções de animais. O evento acontece às 18h30, no hall das Faculdades Esucri.
A obra, lançada originalmente durante o período da pandemia, ganha uma nova edição com o apoio da Esucri. O livro reúne 37 histórias inspiradas em resgates e adoções, agora revisadas pela autora. “Algumas narrativas receberam novos desfechos, enquanto outras foram acrescentadas à publicação”, reforça a autora.
Além da atuação na área da educação, Rosane é conhecida pelo trabalho desenvolvido na proteção animal em Criciúma. Ela é fundadora da ONG Protetores Independentes da Praça (PIPA), entidade reconhecida como de utilidade pública, e atua há anos no resgate e encaminhamento de animais para adoção.
“Tem vários pedaços do meu coração que estão ali no livro. Falo sobre o resgate, a adoção dos meus sete anjinhos. Tem outros que eu encaminhei, mas nesse meio tempo, da pandemia pra cá, muitos outros ainda precisam de ajuda, muitos outros. Então esse livro é uma forma de dizer: ‘pessoal, a gente existe, a gente precisa de ajuda’. Nenhuma causa é melhor que a outra. Cada um segue o seu coração, e o meu e de muitas pessoas segue a causa animal. É um pedido de ajuda, e é pra mostrar que no momento que a gente resgata um animal, que a gente salva um bichinho, a gente tá resgatando a nós mesmos”, finaliza Rosane.
O relançamento da obra integra as ações de incentivo à produção cultural e acadêmica desenvolvidas pela Esucri, valorizando iniciativas de professores e estudantes da instituição.




