Megaoperação da polícia contra narcotráfico cumpre mandados no Sul de SC

Operação desarticula uma sofisticada rede de lavagem de dinheiro vinculada ao narcotráfico, que movimentou mais de R$ 21 milhões

A Polícia Civil de Santa Catarina prestou apoio operacional à Polícia Civil do Rio Grande do Sul na deflagração da Operação Apakani na manhã desta quinta-feira, 11. A ação mira a desarticulação de uma sofisticada rede de lavagem de dinheiro vinculada ao narcotráfico, que movimentou mais de R$ 21 milhões por meio de empresas de fachada e circulação de ativos na economia formal. Em SC, as diligências foram concentradas nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma e Balneário Rincão.

Em solo catarinense, a ofensiva contou com a mobilização de 50 policiais civis da PCSC para dar cumprimento a cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão. Durante as buscas nos endereços alvos, as equipes catarinenses arrecadaram elementos probatórios essenciais para a continuidade e o aprofundamento das investigações.

A investigação que originou a Operação Apakani teve início ainda em 2023, após a apreensão de mais de uma tonelada de drogas em Canoas (RS).

A partir daquele cenário, a inteligência policial identificou que a organização criminosa mantinha conexões interestaduais e utilizava contas bancárias de terceiros, fracionamentos e empresas reais e fantasmas para ocultar os valores ilícitos obtidos com a distribuição de entorpecentes em larga escala.

Últimas