16.3 C
Criciúma
terça-feira, setembro 1, 2026

Frente fria e ciclone devem trazer temporais e queda de temperatura em SC

Instabilidade começa a partir desta segunda-feira, 6

A Defesa Civil de Santa Catarina, publicou um alerta vermelho para ocorrências relacionadas à chuva persistente e volumosa. A região mais afetada deve ser trecho do litoral, a partir desta segunda-feira, 6.

De acordo o órgão, o tempo fica instável devido a circulação marítima até a madrugada de terça-feira, 7, tendo risco considerado alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos entre o litoral e Vale do Itajaí. A formação de um ciclone na região do Uruguai deve impulsionar o avanço de uma frente fria, o que deve causar a formação de temporais pelo estado.

No Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, os volumes médios previstos de chuva irão variar entre 80 e 130 mm, podendo ser pontualmente mais elevados.

Na região do Médio Vale do Itajaí e no Litoral Norte, os acumulados ficam entre 50 e 80 mm, podendo ser superados em certos pontos.

Para o Grande Oeste, o cenário é diferente no início da semana. A segunda-feira deve ter predomínio se sol, com pancadas de chuva isoladas e sem indicativo de ocorrências significativas. Essa condição deve mudar no dia seguinte.

Frente fria e ciclone irão gerar temporais e queda de temperatura pelo estado

A partir desta terça-feira, 7, a formação de um ciclone no Uruguai, juntamente do avanço de uma frente fria, irá provocar instabilidades por todo o estado.

Os temporais devem começar pelo Oeste entre a manhã e o início da tarde, podendo ser intensos e acompanhados de rajadas de vento.

Ao longo do dia, a chuva irá avançar para as demais regiões. Nos planaltos e no litoral, os temporais são esperados entre os períodos da tarde e noite, podendo se estender até a madrugada de quarta-feira, 9, mantendo o risco para que ocorram alagamentos e danos associados aos ventos.

Para quarta-feira, 8, a frente fria se afasta do estado e o ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e Uruguai passa a favorecer a intensificação dos ventos do centro para o leste do estado. Esse sistema deve impulsionar o avanço de uma massa de ar mais frio, típica do outono, sobre Santa Catarina.

No Litoral, a sensação de calor irá persistir nas horas mais quentes, mas a queda deve ocorrer de forma mais acentuada à noite.

As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 17°C no Litoral. No Meio Oeste e nos planaltos, podem ficar abaixo de 10°C nas primeiras horas do dia. No período da tarde, as máximas irão variar entre 20°C e 27°C.

Últimas