15.2 C
Criciúma
sexta-feira, setembro 4, 2026

Mulher é presa após cinco cães serem achados mortos dentro de casa em SC

Sete cães e cinco gatos foram resgatados de residência localizada no bairro Campeche, em Florianópolis

Cinco cachorros foram encontrados mortos em uma casa no Campeche, bairro turístico em Florianópolis, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, nessa segunda-feira, 9. De acordo com a Polícia Civil (PCSC), a tutora dos animais foi presa em flagrante, por suspeita de maus-tratos qualificado contra cães e gatos.

Participaram da ação a Delegacia de Proteção Animal (DPA) e a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) da Capital. A operação ocorreu após denúncias de vizinhos sobre vários animais serem mantidos em local insalubre e em condições precárias de saúde. Ao todo, sete cães e cinco gatos foram resgatados.

Segundo a delegada Mardjoli Valcareggi, a tutora mora na residência e alegou que os animais teriam morrido após ela deixar uma amiga encarregada de cuidar deles durante o final de semana.

Os corpos dos animais foram levado para a perícia, onde será realizada a apuração da causa das mortes.

Tutora havia fugido de abordagem anterior

Uma primeira vistoria da fiscalização foi realizada cerca de duas semanas atrás, na ocasião, a tutora havia fugido da abordagem das Dibea, e posteriormente, apresentou apenas quatro cães para atendimento veterinário, alegando que tinha apenas aqueles animais sob seus cuidados.

Devido a resistência da mulher e a notícia da morte de animais, a PCSC representou pela expedição de mandado de busca e apreensão na casa.

Animais resgatados

Ao total, a Dibea resgatou sete cães e cinco gatos, encaminhando os animais para atendimento veterinário, castração e microchipagem.

Todos os cães e gatos serão colocados para adoção como fiel depositário, que é quando o responsável leva o animal ciente de que o processo judicial defina a tutela permanente do animal.

Últimas