Nos dias 18 e 19 de setembro Criciúma sediará o 8° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento acontecerá no Centro de Inovação Criciúma (CRIO) e é o principal encontro voltado à inovação na gestão pública de Santa Catarina. O congresso é direcionado a prefeitos, gestores e servidores públicos, vereadores, representantes de universidades e entidades catarinenses e até mesmo de outros estados do Brasil.
A iniciativa da Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com o Município de Criciúma, tem inscrições gratuitas e já estão abertas. Para participar é necessário acessar o site do evento.
Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, sediar o Congresso é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo município na modernização da gestão pública. “Receber esse evento em Criciúma demonstra que estamos no caminho certo. A inovação já faz parte do nosso dia a dia e tem refletido diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à população. O Congresso será um espaço para apresentarmos nossos diferenciais, mas também para aprendermos com experiências que vêm transformando outras cidades de Santa Catarina e de todo o país”, ressalta.
Neste ano, a iniciativa reunirá autoridades e especialistas para promover um ambiente de troca de experiências, apresentação de soluções digitais e planejamento estratégico voltado ao fortalecimento das cidades inteligentes.
Segundo o secretário de Governança da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, o Congresso reforça a importância da inovação como ferramenta para aprimorar os serviços públicos e aproximar o cidadão da administração municipal.
“Estamos vivendo uma transformação digital que exige integração, eficiência e transparência. O evento será uma oportunidade para consolidar esse movimento em Criciúma e compartilhar experiências que podem inspirar outros municípios, além de ser um ótimo espaço para troca de conhecimento, networking e informação sobre boas práticas que promovem o desenvolvimento das cidades brasileiras”, pontua.
O diretor da RCD, José Marinho, destaca que o Congresso é um espaço estratégico para os municípios que buscam modernizar sua gestão. “O evento promove o intercâmbio de boas práticas e apresenta soluções tecnológicas já aplicadas com sucesso em diversas cidades. É uma oportunidade de aprendizado e de planejamento para quem quer avançar com eficiência”, afirma Marinho.
Durante o evento, os participantes poderão conhecer soluções desenvolvidas por empresas como o Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Printer do Brasil, Voxcity Tecnologia, Portal de Compras Públicas, Sistema Traz Valor e WebBrain. Além disso, a Rede Cidade Digital realizará a entrega do título de Prefeito Inovador 2025, o qual reconhece gestores que se destacam pelo uso estratégico da tecnologia para o bem-estar da população.




