19.2 C
Criciúma
quarta-feira, julho 17, 2024

IFSC abre mais de duas mil vagas para cursos técnicos gratuitos

As inscrições, disponíveis em 17 câmpus do estado, podem ser feitas até dia 6 de agosto

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu vagas de inscrição em 17 câmpus de Santa Catarina para o processo seletivo para diversos cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Os interessados podem se inscrever até dia 6 de agosto. A instituição recomenda consultar o Edital 09/DEING/2024-2: Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes – Sorteio, lançado nesta segunda-feira, dia 08, que contém todas as regras do processo seletivo.

São mais de 2 mil vagas nas cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste e Tubarão. Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que será por sorteio.

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição, em qualquer série, e receba a formação técnica no IFSC. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC. Os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula.

Acompanhe todas as informações sobre o processo seletivo em ifsc.edu.br/tecnicos. As inscrições on-line devem ser feitas até 6 de agosto, pelo sistema de ingresso do IFSC.

Cotas

Metade das vagas ofertadas são reservadas a candidatos provenientes de escolas públicas, com cotas para estudantes de baixa renda, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ou quilombolas. Para participar do processo seletivo pelo sistema de cotas, essa opção deve ser feita no momento da inscrição. A IFSC disponibilizou um quiz para que os interessados descubram se podem se inscrever pelo sistema de cotas. Quem deseja tomar conhecimento sobre o sistema de cotas pode clicar aqui.

Processo seletivo, resultado e matrículas

A seleção para todos os cursos será por sorteio público, realizado às 15h30 do dia 8 de agosto. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 9 de agosto, a partir das 18h. As matrículas dos selecionados na primeira chamada deverão ser feitas de 9 a 13 de agosto, com o envio, pela internet, da documentação prevista no item 7.3.1 do edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital, no item 7.3.7. Para saber a data de início das aulas, consulte o calendário do seu câmpus clicando aqui.

Veja os cursos e vagas disponíveis

Câmpus Araranguá

Câmpus Caçador

Câmpus Canoinhas

Câmpus Chapecó

Câmpus Criciúma

Câmpus Florianópolis

Câmpus Florianópolis-Continente

Câmpus Gaspar

Câmpus Itajaí

Câmpus Jaraguá do Sul – Centro

Câmpus Jaraguá do Sul – Rau

Câmpus Joinville

Câmpus Lages

Câmpus São Carlos

Câmpus São José

Câmpus São Miguel do Oeste

Câmpus Tubarão

Últimas