9.5 C
Criciúma
segunda-feira, julho 8, 2024

Vagner Espíndola traz a prática de governo à pré-candidatura

Nome do PSD, Vaguinho, como também é conhecido, foi um dos responsáveis pela realização de projetos em Criciúma

Criciúma
Paulo Paixão
politica@tnsul.com

O quarto pré-candidato a prefeito de Criciúma a participar das entrevistas realizadas pelo jornalista e coordenador da Rádio Cidade em Dia e colunista do jornal Tribuna de Notícias, Denis Luciano, foi Vagner Espíndola, o Vaguinho, pré-candidato pelo PSD. Já no início da sabatina, um dos assuntos que nortearam a conversa com os demais entrevistados: a saúde de Criciúma.

Vaguinho, que nos últimos anos integrou a primeiro escalão do Governo Salvaro, comentou sobre as atribuições do Município em relação a esta área. “Nós precisamos sempre entender de políticas públicas, principalmente relacionado à saúde para saber quais são as atribuições do Município, quais são as atribuições do Estado e aquilo que o SUS preconiza. Dentro do município, aquilo que é responsabilidade primeira, é a atenção básica, e aí estamos falando de unidades de saúde”, disse Vaguinho.

Ele ainda destacou que hoje Criciúma oferta uma das maiores coberturas de atenção básica. “Hoje nós temos uma das maiores coberturas de atenção básica do estado de Santa Catarina, com mais de 50 unidades de saúde, fazendo atendimentos diários, com consultas. É claro que as filas existem, mas a maioria das filas, elas se dão no procedimento cirúrgico, ou seja, quando de fato são feitas as consultas, os exames, e aí é encaminhado para a cirurgia”, justificou.

AÇÕES

Para o pré-candidato, há uma necessidade de realizar uma ação para que seja reduzido o tempo de espera das filas de consultas com especialistas, por exemplo. “Esse trabalho já vem sendo feito principalmente nas áreas de saúde públicas mentais, e estou falando de psicologia e psiquiatria”, exemplificou.

Para Vaguinho, é preciso ressaltar de que quando se fala em saúde pública, vale destacar o serviço de urgência e emergência, que teve uma melhora significativa com a implantação das UPAs no município, com a habilitação no Ministério Público das Unidades de Pronto Atendimento da Próspera e do Rio Maina.

“Mas ainda está bom? Não. Precisamos melhorar mais e abrimos a Unidade de Pronto Atendimento do Boa Vista, que tem um diferencial e é um orgulho para nós criciumenses, que ela é financiada e custeada 100% pelo Município”, observa.

Vaguinho também lembrou que hoje Criciúma tem três grandes parques que ofertam atividades através de programas voltados à saúde da população.

EDUCAÇÃO

Quando questionado sobre a área da educação, o pré-candidato afirmou que a capacitação dos professores da rede municipal é contínua. Vaguinho também destacou que hoje um professor inicia recebendo acima do piso nacional, podendo chegar o salário a R$ 7 mil. “Estamos falando de um professor que é valorizado. Estamos falando de uma rede pública de educação que do seu quadro total de professores, 80% são efetivos, 20% são ACTs. Compare esse número com municípios do tamanho de Criciúma e veja se o número não é inverso”, questionou. Ele também lembrou que atualmente Criciúma possui 63 unidades escolares novas ou reformadas, onde 50 delas são equipadas com ginásios.

Leia a matéria completa na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas