11.8 C
Criciúma
terça-feira, junho 25, 2024

Cocal do Sul entrega doações para sua cidade “adotada” do Rio Grande do Sul

Ao todo, foram entregues três caminhões no último fim de semana

Fernando de Fáveri, prefeito de Cocal do Sul, visitou a cidade de Bom Princípio no último final de semana. O município gaúcho foi um dos mais de 90% de cidades atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul desde o início do mês. Acompanhado por uma comitiva, o prefeito entregou os donativos arrecadados pela população cocalense para a sua cidade gaúcha “adotada”.

Ao todo, foram três caminhões que levaram solidariedade e esperança por meio de doações realizadas pelos sul-cocalenses, entre elas cobertores, móveis, colchões, roupas, produtos de limpeza, alimentos, entre tantos outros donativos.

Estiveram presentes o presidente do Legislativo, vereador Gilson Clemes, presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Melo e secretário municipal de Saúde, José Orlei Sartor.

O prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch, mostrou os maiores estragos causados na cidade, em especial na área rural, nos plantios de goiaba, uva, laranja e morango. Outro impacto foi o dano causado a uma indústria da cidade, cujo prejuízo gira em torno de R$ 12 milhões de reais. “Devido as chuvas, temos a passagem de uma ponte interrompida”, explica.

Fábio também recebeu a comitiva em seu gabinete, além de mostrar os principais pontos da cidade que foram prejudicados pelo acúmulo de água. “Estamos aqui para agradecer a todos os sul-cocalenses pelo gesto de trabalho voluntário e solidariedade com nosso município. A construção de pontes entre cidades separadas por mais de 300 km é uma realidade, afinal os atos de fraternidade e humanidade entre Cocal do Sul e Bom Princípio estreitam laços e auxiliam pessoas”, declara.

O prefeito explicou ainda que são mais de 400 famílias atingidas. Muitos, já estão arregaçando as mangas e indo em busca de plantar de novo, na esperança de dias melhores. “Tínhamos uma plantação de pepino japonês, mas perdemos tudo, também plantamos alface, mas sumiu tudo, agora vamos começar a plantar rúcula”, comenta um dos moradores que tenta se reerguer após os estragos em suas plantações. Ele conversou com o prefeito Fernando, que descreve o lugar como cenas parecidas com um ‘’pós dilúvio’’.

“Nossa cidade abraçou a causa e seguiremos ajudando o município de Bom Princípio; é realizador ver que tanta gente se mobilizou para arrecadarmos os donativos e assim continuaremos, na busca para ajudarmos a reconstruir essa cidade que adotamos”, enfatiza Fernando.

Bom Princípio/RS

Com cerca de 14 mil habitantes, a cidade de Bom Princípio está situada entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha, no Vale do Rio Caí. Bom Princípio é conhecida nacionalmente por sua fruta símbolo “morango” e para homenagear o seu maior ícone, realiza a cada dois anos a Festa Nacional do Moranguinho.

Últimas