11.5 C
Criciúma
segunda-feira, maio 20, 2024

Serra da Rocinha permanece interditada por tempo indeterminado

A BR-285, em Timbé do Sul, será reaberta apenas quando houver condições mínimas de segurança

Timbé do Sul
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) segue atuando na BR-285, na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, com estudos e obras a fim de retomar o tráfego de comboios pela rodovia. As equipes do Dnit atuam em duas frentes. A primeira é de estudos e projetos para consolidar o maciço, cuja instabilidade acarretou em uma série de deslizamentos nas últimas semanas. A segunda é focada em serviços de limpeza e avanço das obras de pavimentação de acordo com a velocidade e condições de segurança que a serra oferece neste momento.

Neste sentido, o compromisso do Dnit para retomada dos comboios segue mantido de liberar assim que possível, mas ainda sem uma data específica. Os deslizamentos ocorridos, segundo informações da assessoria do Dnit, só comprovam que a decisão por manter a serra fechada é a mais adequada enquanto não forem restabelecidas condições mínimas de segurança para trafegar.

No mês de abril, inclusive, foram atualizados os projetos de contenção de encosta no maciço da Serra da Rocinha. A medida se fez necessária para adequar a solução de engenharia adotada com as atuais condições do solo, que apresenta maior instabilidade e possibilidade de novos escorregamentos de materiais. O Departamento destaca que esse trabalho de atualização está avançando a fim de permitir a retomada dos serviços com segurança o mais breve possível. O trânsito segue totalmente bloqueado e sem previsão de retomada dos comboios, diz a nota.

Leia mais matérias completas na edição desta quinta-feira, dia 9, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas