11.8 C
Criciúma
domingo, maio 19, 2024

Vacinação contra a gripe é ampliada para todas as idades

Com cobertura de apenas 41,72%, Criciúma aumenta o horário de atendimento nos postos. Está apto ao imunizante as pessoas acima dos 6 meses de vida

Criciúma
Maíra Rabassa
cidades@tnsul.com

O Ministério da Saúde, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, ampliaram a “Campanha da Vacinação” contra a gripe em toda Santa Catarina. O último dado divulgado mostra que a meta está abaixo da média em todo o país. No Brasil, foram vacinadas apenas 27,85% da população; em SC esse número está em 35%, e Criciúma, mesmo um pouco acima da média nacional, também está com baixa procura, onde 41,72% das pessoas receberam a dosagem. As doses remanescentes da vacina estarão liberadas para aplicação em toda a população acima dos seis meses de idade.

COMORBIDADES

Com a ampliação, o Ministério da Saúde busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações de outono e inverno. Mesmo com a ampliação para todas as pessoas acima de seis meses, o Ministério da Saúde ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

Em Criciúma, as Unidades Básicas de Saúde estão com o estoque pronto para atender toda a população acima de seis meses de vida. “No momento, estamos com a nossa cobertura vacinal em torno dos 40%. Realmente, precisamos chegar perto dos 90%. Por isso, estamos ampliando o acesso às salas de vacina nos fins de semana. Na próxima semana também vamos divulgar alguns dias em que vamos fazer a vacina na praça”, explica Deivid de Freitas Floriano, secretário de Saúde de Criciúma.

Evitar lotação dos hospitais com síndromes gripais

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a importância de se vacinar o quanto antes, evitando casos graves, hospitalizações e mortes por gripe. Importante ressaltar que crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

“Vamos realizar também vacinação nas escolas. Realmente precisamos aumentar essa cobertura, para evitar a superlotação dos nossos hospitais com síndromes gripais. Precisamos que a população busque a vacina, levem suas crianças, idosos. Qualquer pessoa poderá receber a dosagem”, pede o secretário. “Nós estamos fazendo um apelo a toda população para que busque os postos de vacinação. Estamos em um momento de superlotação das nossas emergências, as doenças respiratórias já chegaram e todos precisam fazer a sua parte”, conclui Carmen Zanotto, secretária de Estado da Saúde.

HORÁRIOS E LOCAIS

  • Secretaria de Saúde aumentou os horários de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 18h30: Quarta Linha, Próspera, Santa Bárbara, Centro, Mina do Mato, Pinheirinho, Rio Maina/Wosocris, Boa Vista, Santa Luzia, São Sebastião e São Defende.
  • Todos os sábado, das 7h às 16h, na USB do Boa Vista.
  • Demais unidades das 7h às 17h (de segunda a sexta).

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Últimas