14.7 C
Criciúma
terça-feira, maio 28, 2024

Ações sobre Segurança no Trabalho saõ promovidas pela Cerest em Criciúma

Campanha Abril Verde acontece ao longo do mês no município

A Prefeitura de Criciúma, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalho (Cerest), realiza a campanha Abril Verde. A campanha tem como objetivo alertar os moradores sobre os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, tal como informou sobre as formas de prevenção. Outras ações sobre o tema serão realizadas durante este mês.

A primeira ação da campanha foi um concurso de cartazes nas escolas municipais, com a temática Abril Verde. A premiação dos alunos aconteceu na última semana. Nesta sexta-feira, 19, os funcionários da Vigilância Sanitária e do Cerest de Criciúma participarão de atividades de relaxamento, práticas e terapias integrativas, oferecidas pela equipe multiprofissional do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), da Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 27 deste mês, os profissionais do Cerest orientarão os criciumenses sobre as notificações de acidente de trabalho, a importância da proteção e uso de Equipamentos de Segurança no Trabalho (EPIs). A ação acontecerá na Praça Nereu Ramos, das 8h às 12h. Nesta data, serão expostos, ainda, os cartazes de alunos que se destacaram no movimento Abril Verde.

De acordo com a enfermeira de Educação Permanente do Cerest Macrorregional de Criciúma, Edna Rodrigues, as ações visam provocar reflexões sobre como as empresas podem garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. “Com o concurso de cartazes sobre o movimento Abril Verde, pretendemos fazer com que os alunos pensem que em toda ocupação, seja no trabalho braçal, no escritório, ou como empregador, corremos riscos. Então, a ideia é propor melhorias que nos tragam conforto e proteção em nosso ambiente de trabalho”, explicou.

Sobre o Cerest

O Cerest promove ações para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador, com o objetivo de reduzir a ocorrência de doenças e acidentes em ambiente de trabalho. Ao todo, são realizadas ações de educação em saúde em 43 municípios que compõem as regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), e Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), com exceção, somente, de Pescaria Brava e Balneário Rincão.

De acordo com o coordenador do Cerest de Criciúma, Lecian Raupp, o município é referência regional nas ações de vigilância sanitária e epidemiológica em saúde do trabalhador. “Em 2023, foi praticamente uma ação a cada dois dias. Registramos118 ações de fiscalização e vigilância, beneficiando aproximadamente 5.973 trabalhadores. Vale destacar que os Cerest’s de todo o país são avaliados pelo Ministério da Saúde (MS). O Cerest Macrorregional de Criciúma foi, no ano de 2023, com uma média de 115,0 pontos, o que significa um resultado satisfatório”, pontuou

Com relação as capacitações, apoios e reuniões matriciais, em 2023 foram realizadas 48 ações, beneficiando, aproximadamente, 576 profissionais.

Abril Verde

No Brasil, a Campanha Abril Verde iniciou em 2014 com o objetivo de combater doenças e acidentes de trabalho, além de promover a cultura de prevenção, beneficiando empregados e empregadores. O mês de abril foi adotado para promover a campanha por conter duas datas relacionadas ao tema: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho.

Últimas