19.2 C
Criciúma
quarta-feira, julho 17, 2024

Núcleo de Mobilidade Elétrica da Satc vai transformar trator em elétrico

Projeto com a Budny Tratores e Implementos já entra na fase prática de conversão do veículo

A Satc recebeu da empresa Budny Tratores e Implementos um trator, que vai ser transformado em elétrico pelo Núcleo Inowattis de Mobilidade Elétrica. As fases de estudos já foram completadas, e o projeto, que conta com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entra em sua parte prática, que tem como meta tornar o trator elétrico, para uso na agricultura familiar

“Agora entramos na etapa de retirada da parte a combustão e para a conversão em elétrico. É um desafio muito importante, pois queremos criar um trator totalmente elétrico e que será muito importante para a agricultura familiar. Nosso objetivo é que tenha um produto validado e confiável para compor a linha de produtos da Budny”, contou o coordenador do Núcleo Inowattis, Adelor Felipe da Costa.

O projeto, que teve inicio em 2023, já passou pelas partes de dimensionamento, além de toda a compra dos equipamentos necessários para a continuidade dos trabalhos. O desenvolvimento do projeto foi realizado por parte do Núcleo de Mobilidade Elétrica da Satc e envolveu acadêmicos do Centro Universitário UniSatc e dos cursos técnicos na elaboração.

“Estamos trabalhando com materiais e tecnologia de ponta para o desenvolvimento do trator. Temos certeza que o desenvolvimento desse projeto irá acrescentar em muito para a região. Seja na parte comercial, com mais um produto para a empresa, quanto na qualificação dos profissionais para trabalhar com essa tecnologia”, reiterou o coordenador de Projetos de Eletrificação do Núcleo Inowattis, Clauber Roberto Melo Marques.

Parceria de sucesso há muitos anos

Os projetos entre a Satc e a Budny Tratores e Implementos já é consolidada há alguns anos. A empresa, inclusive, montou um laboratório dentro do campus da escola para que os alunos pudessem ter acesso aos tratores e aprenderem na prática.

“Estamos muito felizes de estar juntos em mais um projeto. Unir os acadêmicos com a indústria é fundamental. É na prática que a gente vai validar tudo que viu na academia. Essa ideia do trator elétrico veio num momento difícil, de pandemia, mas com a expertise da Satc para elaborar o projeto acreditamos e hoje estamos vendo que estamos caminhando lado a lado com empresas de nível mundial. Estamos certos que será uma ótima alternativa para o mercado”, afirmou o fundador e presidente da Budny Tratores e Implementos, Carlos Budny.

O trator que será utilizado para a conversão é um modelo ideal para a agricultura familiar, um ramo que ocupa 70% das vendas. O objetivo é ter um equipamento moderno, silencioso, econômico e com baixas emissões.

“A Satc completa 65 anos em 2024 e sempre falamos de inovação e tecnologia, isso está no DNA da Satc. Este é um dos projetos que é exemplo quando falamos dessa busca por novas metodologias e novas tecnologias. Estamos impulsionando a economia da região e desenvolvendo e evoluindo nossos alunos”, ressaltou a gerente administrativa da Satc, Debora Pagani.

Com o cronograma do projeto correndo de forma ágil, a estimativa dos coordenadores é de que no fim de novembro de 2024, o trator elétrico já esteja andando para os testes finais.

Últimas