14.6 C
Criciúma
domingo, maio 19, 2024

Jaguaruna receberá mais voos devido à calamidade no RS

Medida temporária foi tomada após o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre

Jaguaruna
Edson Padoin
cidades@tnsul.com

As recentes e intensas chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul deixaram o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, totalmente alagado, resultando no fechamento de todas as operações aéreas. Esta situação desencadeou uma movimentação incomum no Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, que receberá um aumento no número de voos diários.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) confirmou na segunda-feira que o Aeroporto Salgado Filho está temporariamente inoperante, com previsão de retomada das atividades apenas no final do mês, de acordo com a nota divulgada pela Fraport, a administradora do aeroporto.

A Azul informou ontem que realizará 16 voos extras até o dia 13 saindo do aeroporto de Viracopos, em Campinas, para as cidades de Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna.

“As mudanças na operação têm como objetivo oferecer mais opções para clientes que estão no Rio Grande do Sul. Além disso, a operação deve facilitar a logística de coleta e entrega das doações em diferentes partes do país”, disse a empresa, por meio de nota.

Movimentação

O diretor da RDL Aeroportos, André Costanzo, que administra o Aeroporto de Jaguaruna, relatou que houve um aumento do movimento. A Azul também já enviou uma aeronave de maior capacidade para atender à demanda crescente de passageiros. Costanzo mencionou que outras companhias estão em contato para explorar possíveis horários de voos e a possibilidade de utilizar aeronaves maiores.

“As aeronaves estão voando mais cheias. As companhias estão entrando em contato para ver se existe a possibilidade de voarem em outros horários”, explicou.

Empresários participam da negociação

Diante da situação crítica em Porto Alegre, o governo de Santa Catarina está oferecendo suporte ao transporte aéreo, disponibilizando os aeroportos do estado para operações adicionais. O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, salientou que conversou com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, e destacou importância desse movimento, ressaltando que a comunidade empresarial está acompanhando de perto as medidas adotadas.

“Nós conversamos na segunda-feira com o secretário Beto Martins no sentido de realmente colocar à disposição o Aeroporto de Jaguaruna. Ele disse que já estava no planejamento, mas que isso depende muito das empresas aéreas”, detalhou.

O presidente enfatizou ainda a importância das negociações em andamento com companhias aéreas, visando estabelecer mais voos fixos para Jaguaruna.

Leia mais matérias completas na edição desta quarta-feira, dia 8, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas