28.8 C
Criciúma
sábado, abril 27, 2024

Novo consórcio intermunicipal busca fomentar o turismo na região

Cinco cidades, entre elas, Orleans e Lauro Müller na Amrec, estão formando uma entidade com a finalidade de angariar recursos junto aos Governos Federal e Estadual. Proposta para criação do Cimtur precisa do aval legislativo

Orleans/Lauro Müller
Paulo Paixão
politica@tnsul.com

Desenvolver ações e fortalecer o turismo na região do Alto e Encosta da Serra de Santa Catarina são alguns dos objetivos do novo consórcio que deverá ser criado e envolverá os municípios de Orleans, Lauro Müller, Grão Pará, Bom Jardim da Serra e Urubici.

Este consórcio intermunicipal de turismo tem uma grande importância para o desenvolvimento e promoção turística regional. Ele poderá permitir que os municípios unam esforços para planejar e executar ações conjuntas de promoção turística, desenvolvimento de infraestrutura, capacitação de mão de obra, e criação de roteiros integrados, o que pode resultar em um aumento do fluxo turístico e fortalecimento da economia local.

INICIATIVA

Em fase embrionária, o Consórcio Intermunicipal de Turismo dos Altos e Encostas da Serra (Cimtur) teve a assinatura de intenção para a sua criação e alguns municípios, como Orleans, já estão enviando o projeto à Câmara de Vereadores, para que haja a aprovação dos legisladores, através de Projeto de Lei.

“O desenvolvimento sustentável constitui-se num conjunto integrado de fatores que potencializam ao mesmo tempo os ativos ambientais, a manutenção do capital natural e a conservação e preservação dos ecossistemas (dimensão ambiental), a melhoria da qualidade de vida das populações do meio urbano e rural, a inclusão social através da equidade e da garantia de direitos humanos, a valorização da identidade popular e da cultura (dimensão sociocultural)”, explicou a chefe de Gabinete e Comunicação do Governo de Orleans e uma das envolvidas na criação do consórcio, Débora Lagnani. Ela ainda continuou: “Diversificar e usar, articular serviços e recursos locais para gerar oportunidades de trabalho e renda, fortalecendo as cadeias produtivas e integrando-as, através da gestão eficaz dos recursos públicos (dimensão econômica)”, continuou.

Ainda de acordo Débora, os municípios consorciados poderão, através do Cimtur, angariar verbas através dos Governos Federal e Estadual para potencializar as ações de turismo nos municípios e nas Serras do Corvo Branco e Rio do Rastro.

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira, dia 26, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas