15.7 C
Criciúma
sexta-feira, maio 10, 2024

Fé de devoção à padroeira em Araranguá

Imagem original de Nossa Senhora Mãe dos Homens é descida para o presbitério dando início às comemorações da padroeira

Os Guardiões de Nossa Senhora desceram na noite desta sexta-feira (26) a histórica imagem da padroeira de Araranguá do seu lugar fixo no Santuário para o seu andor tradicional no presbitério. Formados em 2016 para proteger a obra de arte sacra de quase 200 anos, os 12 homens integrantes do grupo cuidaram para que a imagem descesse com segurança e tranquilidade para dar início às Talhas de Caná, neste sábado (27).

O ritual de descida da imagem é feito com a igreja fechada junto com familiares dos Guardiões, que ficam em constante contemplação e oração. “O grupo foi criado para que apenas nós pudéssemos mexer e movimentar a imagem de Nossa Senhora do seu pedestal e durante as procissões, com o intuito de guardar, proteger e evitar danos ao longo dos anos”, enfatiza Afrânio Ronconi, um dos integrantes dos Guardiões.

Com o manuseio restrito, a igreja e os integrantes puderam melhorar as técnicas de condução da obra de arte sacra, mantendo sua integridade e deixando ela mais segura em seu andor, ajudando a preservá-la para ser contemplada também para as próximas gerações, assim como as que passaram fizerem pela geração atual.

Programação das Talhas de Caná começa neste sábado

Paróquias da região do extremo-sul vão visitar o Santuário de Nossa Senhora, trazendo consigo a imagem peregrina da Mãe dos Homens, a primeira missa será neste sábado às 18h, com a caravana vinda de Balneário Gaivota.

Últimas