20.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Vacina contra crack e cocaína é desenvolvida no Brasil; entenda

Uma vacina contra crack e cocaína que está em desenvolvimento na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) obteve ótimos resultados na fase de estudos em animais.

A terapia conseguiu induzir o sistema imune a produzir anticorpos que se ligam à cocaína – o crack também uma forma de cocaína – ao transformar a droga em uma molécula grande que é incapaz de romper a barreira hematoencefálica e, portanto, de entrar no cérebro.

No estudo, os pesquisadores conseguiram mostrar a eficácia e a segurança da vacina, além de resultados positivos na prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição à cocaína durante a gestação em animais.

“A vacina impediu a ação da droga sobre a placenta e o feto. Observamos menos complicações obstétricas, maior número de filhotes e maior peso do que as não vacinadas”, afirma em comunicado o professor e pesquisador responsável pelo trabalho, Frederico Garcia, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG.

Nesse caso, a vacina conseguiria evitar casos, por exemplo, de bebês de mães dependentes que também nascem dependentes químicos.

Segundo o autor do trabalho, o fármaco poderia ser usado “para evitar recaídas em pacientes que estão em tratamento, dando mais tempo para eles reconstruírem sua vida sem a droga”, uma vez que a ele reduziria os efeitos sob o organismo.

O projeto agora busca recursos para avançar nos testes em humanos e foi selecionado como finalista do Prêmio Euro Inovação na Saúde, que reconhece grandes avanços nessa área.

“Até então, este projeto foi inteiramente desenvolvido com recursos governamentais. Para restaurar a liberdade das pessoas com dependência e prevenir as consequências fetais precisamos dar início nos estudos com humanos. Acreditamos que o prêmio Euro pode viabilizar esse sonho”, finaliza Garcia.

*Via Portal R7

Últimas