20 C
Criciúma
segunda-feira, maio 20, 2024

Cervejeiros de Morro da Fumaça atestam qualidade da água no município

Municipalização do serviço de abastecimento de água proporciona mais tranquilidade e segurança aos usuários

Transformando o serviço de abastecimento de água no município, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de Morro da Fumaça, desde 2018 assumiu o compromisso de fornecer água de qualidade à população. Anualmente, aproximadamente, 1.4 bilhões de litros de água são tratados e disponibilizados aos moradores, através de uma rede de 225 quilômetros de extensão que contempla todas as localidades da cidade. 

A decisão de municipalizar, conforme o prefeito, Agenor Coral, ocorreu em contrapartida à necessidade de qualificar o atendimento ofertado aos fumacenses. Uma medida que, na opinião do gestor, transformou o serviço de abastecimento no município. “Com essa mudança conseguimos implementar um sistema próprio, eliminando a participação de terceiros no processo. Dessa forma, conseguimos fazer a gestão e imprimir um padrão de atendimento, com um olhar atento à preservação, manutenção preventiva da rede para evitar desabastecimentos e, principalmente, água de qualidade nas torneiras”, destaca. 

A confiança no serviço ofertado pelo Samae, tem se tornado um diferencial para diversas fábricas que demandam de grande quantidade de água para a produção de seus produtos. Uma delas é a cervejaria artesanal Giga Bier, montada há três anos pelo cervejeiro Samoel Oliveira, que concilia a rotina profissional na área de Tecnologia da Informação com a estruturação do próprio negócio. “A água do Samae nos traz uma certa segurança, porque aqui dificilmente falta. Sempre que precisamos dos relatórios, para saber como está a qualidade, o acesso é rápido. Vários colegas meus, que fazem cerveja em outras cidades, já relataram perdas, por conta de problemas relacionados ao abastecimento”, pontua. 

A água é um dos principais componentes da cerveja, e corresponde a praticamente 90% da bebida. Um lote produzido com água fora das especificações pode comprometer o produto, causar alteração e até mesmo provocar o descarte do lote. “Diferente do Rio Grande do Sul, temos uma água mole, com características que deixam ela mais leve e mais fácil de utilizar no processo. Da forma que o Samae nos entrega, com um padrão de qualidade, só precisamos fazer alguns ajustes de sais, porque se o pH não estiver correto irá impactar no sabor da cerveja”, explica o cervejeiro, Marcelo Bitencourt que juntamente com o sócio e cervejeiro, Silvano Serafim aposta na produção de cerveja em Morro da Fumaça. 

A qualidade da água em Morro da Fumaça é garantida através do controle de qualidade interno e externo executado pelo Samae. O controle interno é realizado nas estações de tratamento de água. “Cada estação de tratamento tem um laboratório interno, que reúne um amplo rol de materiais para a realização dos testes. Também são feitas análises a cada duas horas, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Essas análises envolvem vários parâmetros, desde cor, turbidez, pH, flúor, cloro, bacteriológico, coliformes etc”, explica o engenheiro químico e diretor do Samae, Rogério Sorato. 

Além do trabalho rigoroso nas estações de tratamento, a equipe do Samae também realiza o controle na rede de distribuição. “Nós temos 39 locais de monitoramento, distribuídos em pontos estratégicos: hospital, escolas, grandes consumidores, postos de saúde e dentre outros. O monitoramento ocorre semanalmente e envolve também análises bacteriológicas, físico-químicas de qualidade. As análises são realizadas no laboratório interno e também em laboratório externo para nos certificar de que os resultados estão corretos. Dessa forma, conseguimos atender integralmente à legislação e, principalmente, garantir a satisfação do usuário, com mais de 7 mil análises computadas por ano”, detalha Sorato.

Com base no sucesso alcançado pela municipalização do serviço de abastecimento de água, a partir de 2024, o município dará início a implantação de um sistema autossuficiente de saneamento que também contemplará todas as localidades da cidade.

Últimas