28.7 C
Criciúma
sábado, fevereiro 24, 2024

Escolas estaduais da Amrec escolhem diretores escolares

Eleição ocorre nos dias 9 e 10. Na Amesc, a definição nas 40 unidades já ocorreu na sede das próprias instituições

Criciúma/araranguá
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

A cada quatro anos a comunidade escolar da rede estadual de todo o estado de Santa Catarina escolhe, por meio de eleição, quem serão os diretores. A votação, que ocorre durante dois dias, iniciou dia 4 de dezembro e encerrou na segunda-feira, dia 5, nas 40 unidades da Região do Extremo Sul. Já na Região Carbonífera, a eleição será realizada nos dias 10 (das 8h às 17h) e 11 (7h às 20h) de dezembro, quando alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental, do ensino médio e educação profissional; profissionais da educação e um responsável por família dos alunos farão suas escolhas.

De acordo com Ronisi Cristina Agostinho da Silva Guimarães, coordenadora Regional de Educação da Região Carbonífera, a eleição ocorre após as escolas proponentes apresentarem seus planos de gestão. Planos esses, já homologados, que estão disponíveis para consulta da comunidade escolar no site da Secretaria Estadual de Educação (SED).
“As escolas e os proponentes já apresentaram seus planos de gestão e nesse plano tem as metas e os indicadores para a gestão 2024-2027. E para isso nós temos três segmentos que votam nesses dias, os pais ou responsáveis pelo aluno, um voto por família; os alunos do sexto ao nono ano; do ensino médio; ensino técnico e também os profissionais da educação. E o nosso objetivo é que toda a comunidade escolar participe, participe e escolha o proponente, o plano de gestão ideal para a sua comunidade, sua escola, para que seja o mais democrático e participativo possível”, enfatizou Ronisi.

Região Carbonífera

A Regional de Criciúma soma 56 unidades escolares estaduais. Numa delas, localizada em Balneário Rincão, Simone Garcia, atualmente assessora de Direção da Escola de Educação Básica Melchíades Bonifácio Espíndola, colocou seu nome à disposição. Há dois anos exerço a função de assessora de Direção nessa unidade escolar e com o apoio da atual direção coloquei meu nome à disposição da comunidade escolar para continuarmos o trabalho que hoje está sendo desenvolvido. Atuo há 23 anos na educação e a experiência adquirida, durante essa trajetória, me preparou para hoje assumir esse cargo”, assinalou a candidata.

Amesc já fez as suas escolhas

Luiz Carlos Pessi, coordenador Regional de Educação do Extremo Sul, fala dos dois dias de eleição na região e que tudo ocorreu dentro da normalidade nas 40 escolas. “As eleições ocorreram dentro do esperado em nossa região. Algumas situações que a gente tem que estar presente, a coordenadoria tem que estar presente para resolver algumas movimentos pontuais, onde os ânimos ficaram mais inflamados, vamos dizer assim, mas tudo dentro do normal. Várias escolas, a grande maioria, conseguiu, obteve o quórum dos três segmentos: pais, alunos e professores, ou seja, 50% mais um. Isso nos deixou felizes porque era um receio que muitas escolas tinham, o de não obter a presença necessária de votantes, principalmente dos pais, mas eles se fizeram presentes, escolhendo o plano de gestão escolar que acreditam ser o melhor para as suas comunidades”, avaliou.

Pessi ainda contou que a apuração ocorreu logo após a votação, mas os resultados oficiais serão divulgados no site da SED, no dia 11 de dezembro, próxima segunda-feira.

Veja quem pode votar:

  • Alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação Profissional;
  • Profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Assistente Técnico-Pedagógico e Assistente de Educação);
  • Um responsável legal por família dos alunos devidamente matriculados na unidade escolar.

Documentos necessários:

  • Os profissionais da educação e os responsáveis pelos estudantes deverão apresentar documento oficial de identificação com foto;
  • Os estudantes podem apresentar a carteirinha do estudante (aquela utilizada na Unidade Escolar para contabilizar a merenda escolar) ou outro documento oficial de identificação com foto.

Leia mais matérias completas na edição desta quarta-feira, dia 6, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas