Içara
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com
Que os pets estão ganhando o mundo, todos devem concordar. A cada dia que passa, mais espaços são abertos, modelos de roupas são confeccionados, brinquedos diferenciados, camas confortáveis, alimentação balanceada, hotéis e canis para adestramentos são criados. Mas em Içara, os aumiguinhos de quatro patas têm um serviço a mais à disposição. É o ônibus “escãolar”, ou o “dog bus”, que passa de casa em casa para buscar os “aulunos”, como são chamados, para a creche que funciona das 7h às 17h.
De acordo com André Bressan, proprietário do empreendimento pet, junto da esposa Ana, atualmente 350 animais estão matriculados. “Levamos quase 14 anos para realizar o sonho de termos o transporte para os cães que atendemos. Hoje são dois dog bus climatizados, com música ambiente, adaptados para o conforto e segurança dos nossos aluninhos”, contou, revelando que alguns bancos foram prolongados para evitar o espaço entre eles, o que poderia causar algum dano aos bichinhos, caso ficassem presos no vão que antes existia.
Adaptações
Os cintos de segurança nos quais eles ficam presos por dois pontos são fixados ao peitoral usado pelos cães e caixas presas por parafusos. “Inclusive, passamos por inspeção do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para as adaptações e depois o emplacamento.
“Também colocamos um portão na entrada traseira para evitar que eles escapem, caso se desprendam das coleiras. Hoje temos 350 alunos matriculados e vamos buscar todos os dias, na porta de casa de cada um, pela manhã, e deixamos em suas casas à tarde. No complexo, os animais passam o dia brincando, correndo, socializando, aprendendo bons modos, mas o mais importante, e a principal função da creche, é a socialização e as brincadeiras. Lembrando que estamos construindo um terminal de embarque e desembarque”, contou o educador de cães.
Hotel, creche e treinamento
Além da creche, o educador, a esposa e seis colaboradores oferecem, no espaço localizado no bairro Aurora, em Içara, hotel no qual recebem em torno de 1.500 cães por mês. O ambiente funciona 365 dias por ano, 24 horas por dia, com acompanhamento presencial. Além disso, a empresa é especializada em treinamento e conta com parque aquático e brinquedos.

Como tudo começou
O empresário atua no ramo há mais de dez anos. No início eles tinham um Fiat Uno, depois uma Van, que foi trocada por outra e, agora, dois ônibus. “Fomos galgando devagar, mas esse sonho do transporte dos cães por meio de ônibus sempre esteve na mira. Tanto que em 2016 os negócios estavam bem, nós mudamos de endereço para um espaço maior, e já nos preparamos. Tiramos habilitação adequada e nos organizamos para a chegada deste momento. Foram muitos desafios até aqui, mas conseguimos”, concluiu André.

Leia mais matérias completas na edição desta terça-feira, dia 31, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.