24.2 C
Criciúma
terça-feira, julho 23, 2024

Alunas do Colégio Unesc participarão dos Jogos Escolares Brasileiros

Na Capital Federal, Instituição será representada por 21 atletas nas modalidades de xadrez, vôlei e futsal

Após excelente desempenho nas Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (Olesc), 21 alunas do Colégio Unesc disputarão os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) em três modalidades: xadrez, vôlei e futsal. A terceira edição da competição acontece entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro, em Brasília, e reunirá cerca de 6,1 mil atletas de todo o país. 

No vôlei, a equipe, que tem sete alunas do Colégio Unesc, é formada em conjunto com a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba. Já no Futsal, as Meninas Carvoeiras são fruto da parceria com o Criciúma Esporte Clube e contam com 12 atletas da Instituição.

“A Unesc tem o esporte como uma de suas bandeiras por acreditar que o esporte é uma ferramenta de transformação social. Incentivamos os nossos alunos em diversas modalidades, além de possuirmos parcerias com vários projetos em toda a região. Estamos orgulhosos pelo desempenho nas competições e seguiremos na torcida por nossas representantes que disputarão os Jogos Escolares Brasileiros”, enfatiza a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Nas modalidades individuais, o Colégio Unesc será representado por Catharina Alves Cardoso, no xadrez; e Letícia Savi, no salto em distância e no salto triplo, ambas campeãs na Olesc de 2023.

“Eu já treino há cinco anos e, aos 11 anos de idade, participei da minha primeira Olesc, quando fiquei em quinto lugar por equipe e um ano depois conquistamos o primeiro lugar geral. Me deixa feliz representar a minha cidade e o Colégio Unesc, agora em uma competição nacional”, ressalta Catharina.

Talentos lapidados

Há um caminho até chegar às competições e conquistas. Por meio das aulas de Educação Física, muito treino e força de vontade, os alunos são lapidados dentro da modalidade que sentem-se atraídos e mostram vocação. 

“Por meio destes jogos, os nossos alunos têm a oportunidade de adquirir experiências em meio às diferentes modalidades dos jogos. Atrelados à socialização, os jogos reforçam aspectos relacionados à saúde, ao respeito às regras e que culminam nos objetivos dos jogos, e que também são trabalhados diariamente em nosso colégio. Os atletas sempre nos orgulham, seja por sua participação, bem como pelos títulos que conquistam”, relata a diretora Marcela Gava.

A professora de Educação Física Sinara Sombrio, revela que, no Colégio Unesc, as aulas são repletas de incentivo à prática esportiva. “Sempre falo para eles que a única coisa que podemos experimentar sem medo é o esporte, porque em algum momento eles irão se encontrar. Todo o trabalho desempenhado na Instituição é possível devido ao incentivo da direção do colégio e da reitoria da Universidade”, conta.

Últimas