16.8 C
Criciúma
domingo, dezembro 10, 2023

Governo de SC promete analisar projeto de desassoreamento do rio Urussanga

Encontro que deixou esperançosos os prefeitos da região ocorreu na tarde de ontem, em Florianópolis

Morro da Fumaça

Paulo Paixão

O presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Morro da Fumaça,Agenor Coral, juntamente com os chefes dos Executivos e representantes de Urussanga, Içara, Três de Maio, Sangão e Jaguaruna estiveram reunidos com o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto. A reunião teve como tema o desassoreamento do rio Urussanga, projeto que existe desde 2011 e sofreu adequações em 2014.

Segundo o presidente da Amrec, o encontro foi satisfatório. “Foi uma conversa bastante produtiva. O secretário falou que o governador deu carta branca para eles darem uma boa atenção aos municípios que foram prejudicados pelas chuvas, que fosse agilizado os recursos e nós pedimos que fosse feito pelo menos uma boa limpeza do rio entre a BR-101 até o Torneiro, onde o rio Urussanga deságua. Neste momento não adianta querer que eles façam o projeto inicial, que atualizado, hoje custaria mais de R$ 400 milhões”, comentou o prefeito fumacense.

O representante do governo de Jorginho Mello ficou de dar uma reposta sobre qual convênio pode ser realizado, com menor custo para que haja uma limpeza paliativa do rio, o que deixou todos satisfeitos com a resposta do chefe da Casa Civil. “Estamos esperançosos até porque o governador pediu uma atenção especial quando chegassem essas demandas de desassoreamentos e limpezas de rios, então temos a esperança de que pelo menos seja feito um paliativo em uma parte da extensão do rio”, concluiu Noi Coral.

Brevidade

Após o encontro com os representantes dos municípios que são atingidos pelo rio Urussanga, o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto, afirmou que o Governo do Estado deverá encontrar uma solução o mais breve possível. “Temos que encontrar uma saída breve, uma saída veloz, de fazer o desassoreamento deste rio uma vez que ele se encontra bastante assoreado. Nós já encontramos uma situação de chuvas neste momento que passamos, temos a previsão de mais chuvas no decorrer de 2023, e também no verão de 2024, por isso, é a determinação do governador Jorginho Mello que os projetos de desassoreamentos de rios, córregos possam ser feitos o mais rápido possível e temos que encontrar saídas. É um projeto bastante grande, bastante ousado”, avaliou o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto, através de sua assessoria de imprensa.

Projeto

O desassoreamento do rio é uma demanda antiga e visa combater os alagamentos em períodos de intensa precipitação pluviométrica, que têm gerado danos e destruição em vias públicas, rodovias urbanas e rurais, pontes, pontilhões, residências, indústrias, na agricultura e sistemas de drenagem.

Últimas