13.6 C
Criciúma
quarta-feira, abril 17, 2024

Apagão: Criciúma registrou mais de 60 mil unidades consumidoras sem energia

Falta de energia atingiu 20 Estados brasileiros na manhã desta terça. Em Criciúma foram registrados transtornos na região central

Várias cidades de Santa Catarina e outros 19 Estados do Brasil tiveram um “apagão” na manhã desta terça (15). Os relatos de falta de energia começaram a ser registrados por volta das 8h30 da manhã.

Em Criciúma a situação acabou trazendo transtornos como vários semáforos desligados na região central.

De acordo com a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) o fato aconteceu por conta de uma ocorrência que provocou o interrompimento de energia no Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga), que é o responsável por manter o equilíbrio entre a geração e consumo de energia em todo o território nacional. Ainda não foi divulgado o que de fato ocasionou a alteração no fornecimento.

Ainda segundo a Celesc, o problema está relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da empresa. Em nota também afirmaram que o fornecimento já está sendo restabelecido e coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Confira a nota oficial da Celesc na íntegra:

A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.

O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.

Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc. 

O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Ainda não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC.

O apagão afetou Santa Catarina, outros 19 estados e o Distrito Federal.

*Via ND+

Últimas