24.2 C
Criciúma
terça-feira, julho 23, 2024

Redutores de velocidade serão implementados no bairro São Luiz

Quatro equipamentos foram solicitados pela prefeitura após pedidos de moradores daquela região

C om o objetivo de aumentar a segurança viária e reduzir a possibilidade de acidentes, a Prefeitura de Criciúma irá instalar quatro redutores de velocidade nas avenidas Carlos Pinto Sampaio e Santos Dumont, localizadas no bairro São Luiz. Conforme a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), a medida é necessária devido às frequentes ocorrências de altas velocidades por parte de motoristas, colocando em risco a vida de pedestres e outros condutores.


Trânsito seguro

De acordo com as informações fornecidas pela Administração Municipal, a velocidade máxima permitida nas avenidas após a instalação dos redutores será de 50km/h. A expectativa é que essa redução da velocidade colabore para um trânsito mais seguro e responsável. “É uma região que existem creches e, como eu frequento muito as avenidas, já presenciei diversas situações de pedestres atravessando na faixa e quase sendo atropelados. Eu mesmo quase já fui atropelado”, salienta o gerente de Operações da DTT de Criciúma, Paulo Borges.


Os pontos onde os redutores de velocidade serão instalados já foram definidos após análises técnicas realizadas pela equipe responsável. Cada um desses redutores estará devidamente sinalizado.

Irresponsabilidade

A má conduta dos motoristas e a falta da direção defensiva é algo que chamou a atenção da DTT. “Percebemos que é claramente uma falta de educação e consciência dos motoristas. As crianças a gente ainda consegue ensinar, já os adultos temos que ir no bolso”, ressalta Borges.

Sem data definida para iniciar

Apesar do anúncio da instalação dos redutores de velocidade, ainda não há uma previsão exata para quando esses dispositivos entrarão em operação. Entretanto, a prefeitura garante que todos os esforços serão empregados para que o processo ocorra o mais breve possível.

“Quando a instalação estiver completa, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro) irá realizar o aferimento para conferir se está tudo correto. Vale destacar que esse aferimento é feito em todos os radares do município uma vez ao ano”, explica o gerente.


A população será devidamente informada sobre o início da operação dos redutores de velocidade, e a prefeitura reforça a necessidade de colaboração de todos os cidadãos para garantir a segurança no trânsito.

Leia mais matérias na edição desta quinta-feira, dia 27, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas