Tiago Monte
Natal/RN
O comandante carvoeiro vive um momento único na carreira. Após a vitória deste sábado sobre o ABC, fora de casa, por 1 a 0, e a liderança provisória da Série B, o técnico Cláudio Tencati admitiu que vive a melhor fase como treinador, desde que começou na profissão. “É a melhor fase. Em virtude de um turno inteiro, a equipe estar brigando frequentemente pelo G-4. Na Série B, não vivenciei isso. Tive boa fase no Londrina, por duas vezes, chegando a brigar por acesso. Ficamos lá, em 2017, a dois pontos do acesso. Fizemos 62 pontos e o Paraná, 64. Foi o quarto colocado. No ano anterior, fizemos 60 pontos e o Bahia subiu com 63 pontos. Ficamos a três pontos. Com o Atlético Goianiense, saímos faltando três rodadas e estávamos a três do G-4. Então, boas campanhas, mas não igual agora. Então, realmente, agora, a gente está vivendo um momento mágico, de um título estadual e tudo o que a gente conquistou de acesso. Ao mesmo tempo, em uma sequencia de Série B”, destaca.
Tencati, porém, faz questão de exaltar que o sucesso vem em função do trabalho em equipe. “É um mérito que se dá, também, muito à comissão técnica, jogadores e a direção do clube. A direção da muita liberdade para trabalharmos. Então, a direção não fica toda hora aporrinhando. Perde um jogo e vem falar na cabeça… não! Então, da essa liberdade e confia naquilo que a gente vem fazendo. Isso é a diferença de um trabalho. Eu vejo que alguns clubes não sabem gerenciar isso. Cobram desproporcional, em alguns momentos, falam besteira, quem está no extracampo, e atinge diretamente a nós. Então, essa interferência não existe”, pontua. “Então, eu vejo que se dá esse mérito ao trabalho, mas é todo mundo. Não adianta eu dizer que é mérito meu. É todo mundo junto nessa parceria. É uma equipe”, completa.
O treinador diz que, atualmente, fora de casa, o Criciúma é um time nota 10. “Temos que exaltar a superação da equipe. De quatro jogos que fizemos, nessa sequência agora, foram quatro pontos contra Vitória e Chapecoense. E, agora, seis pontos, em um bloco de dois jogos. Então, tem que exaltar o nível de concentração da equipe, de dedicação. Em alguns jogos, empolgamos. Outros, não”, diz. “O time está dando pinta de quem vai brigar pelo que almeja. O acesso. Fora de casa, o time regulou e está muito bem. Na minha opinião, nota 10”, completa.
O comandante não deixou de fazer críticas à estrutura oferecida por alguns estádios da Série B, como o Frasqueirão. “Tiveram alguns componentes que, de imediato, trouxeram dificuldade. Hoje, aqui, deu para perceber que o gramado do Frasqueirão está muito ruim. O próprio adversário errou muitos passes. Dá para perceber que prejudica a eles também. Prejudica o espetáculo. O jogo. A gente teve muita dificuldade para sair jogando curto, no início, em função dessa questão do gramado”, dispara. “Muito se cobra de comportamento de goleiro, reposição de bola, isso e aquilo, mas a CBF não fiscaliza vestiário, como é aqui ou em outras localidades? Para mim, é uma babaquice quando se fala em cobrar só a gente, dentro de campo. Tem que cobrar algumas coisas fora, que não oferecem uma condição boa para o que é o nível da Série B, hoje em dia”, finaliza Tencati.




