12 C
Criciúma
segunda-feira, junho 24, 2024

Criciúma: Polícia Civil disponibiliza programa “K9 na escola”  

O programa tem por objetivo integrar e aproximar a Polícia Civil das crianças em idade escolar para proporcionar, de forma lúdica, esclarecimentos sobre segurança e lições de cidadania.

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria de Operações com Cães, Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Criciúma, da 6ª DRP, realizou nesta sexta-feira (12) as atividades de encerramento da semana de ações do programa K9 na Escola, na EEB Pascoal Meller, no Bairro Santa Augusta, em Criciúma.

O programa tem por objetivo integrar e aproximar a Polícia Civil das crianças em idade escolar para proporcionar, de forma lúdica, esclarecimentos sobre segurança e lições de cidadania.

“A sensibilização começou na terça-feira quando uma agente polícia e uma pedagoga conversaram com cerca de 60 estudantes e distribuíram material pedagógico. Os alunos puderam fazer perguntas e ter contato com a K9 LUAH. As crianças também receberam o distintivo de Policial Mirim. Foi uma experiência muito enriquecedora”, disse a criadora do projeto, a policial civil Sandra Marcia Carvalho Vaz, componente da Coordenadoria de Operações com Cães da PCSC (NOC/Criciúma).

Como nasceu o “K9 na Escola”?

O K9 na escola nasceu da observação da Policial Civil condutora do cão de faro, que percebeu que a presença do cão tornava o ambiente menos tenso para algumas crianças em algumas áreas onde eram deflagradas as operações policiais. Estas crianças se aproximavam encantadas ao ver o cachorro policial. Surgiu então a ideia de orientar crianças sobre o que é e o que faz a Polícia Civil, assim, mostrando a estas crianças que não importa de onde venham, elas podem sim ser pessoas de bem em qualquer profissão que escolherem.

Sendo assim, a Polícia Civil buscou a parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma, que prontamente forneceu uma Orientadora Pedagógica para a elaboração e suporte do “Programa de Orientação à Cidadania – K9 na Escola”. O programa tem por objetivo geral promover a cidadania por meio de atividades socioeducativas, aproximando a Polícia Civil/Coordenadoria de Operações com Cães da sociedade, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, conscientizando assim as crianças sobre práticas de cidadania.

Para o delegado-geral, Ulisses Gabriel, a sociedade catarinense viveu um momento diferenciado e precisa da união de todas as forças de segurança para garantir um clima tranquilo nas escolas. “O ProCivil já deu mostras de ser uma ação eficiente e agora ganha um novo impulso com a formalização desta parceria com a secretaria de Educação”, disse Ulisses Gabriel.

O projeto é de autoria da policial civil Sandra Marcia Carvalho Vaz, componente da Coordenadoria de Operações com Cães da PCSC (NOC/Criciúma) e condutora do cão de faro Luah, que faz parte do NOC e atua em todo estado. Importante destacar a cooperação da pedagoga Cinara Lino Coloneti, professora cedida pela Secretaria de Educação do município.

Últimas