12.5 C
Criciúma
terça-feira, maio 14, 2024

Mirante do farol do Morro dos Conventos segue em análise pela Marinha

Araranguá

O projeto para a construção de um mirante no topo do Morro dos Conventos, ao lado do farol, em Araranguá, continua sendo analisado pela Marinha do Brasil. É necessária a aprovação para as obras começarem.

O Governo de Araranguá elaborou um novo projeto após o primeiro, pertencente à gestão passada, ter sido vetado. O município havia recebido o repasse de R$ 800 mil para a construção do mirante, via a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur). O problema é que, em 2020, a Marinha não havia sido consultada e o projeto foi embargado. Ali, constava a criação de um parque ecológico junto ao farol.

Cristiano Coral, atual secretário de Obras de Araranguá, foi o responsável pela recriação. Foi passada a borracha em tudo o que havia sido planejado anteriormente. O farol do Morro dos Conventos continua ativo nos dias de hoje, e qualquer intervenção que atrapalhe a visão dos marujos, principalmente à noite, é totalmente proibida.

“Todo o projeto construído em área pertencente à Marinha, depende da aprovação da Marinha. Agimos em conjunto com a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) para não perdermos os recursos. No novo projeto, as passarelas contam com níveis de no máximo 70 centímetros de altura e dois decks, para as pessoas terem como ponto de observação. Não há restaurante, não há parque infantil, não há iluminação artificial e nem vidro que reflita a luz do sol, que possa atrapalhar a visão dos homens do mar”, explica Antenor da Silva, diretor de Turismo de Araranguá.

O primeiro aval é concedido pela Marinha do Rio Grande do Sul. Depois, hierarquicamente, passa pela de Santa Catarina. A decisão final sempre é da Marinha do Rio de Janeiro. O processo está tramitando. A entrega do projeto aconteceu no início de dezembro do ano passado e o município espera receber a confirmação do sinal favorável até junho.

“Acreditamos que agora esteja adequado. Até o momento, não recebemos nenhuma solicitação de alteração. Acreditamos que, até junho, iremos receber o parecer final do Rio de Janeiro para darmos início às obras do mirante”, afirma o diretor.

Outra proibição em áreas geridas pela Marinha do Brasil são estruturas acima de um metro de altura. O espaço, quando for inaugurado, funcionará apenas até o pôr do sol. Depois, ninguém mais entra. Tudo o que possa atrapalhar a visão do farol a partir das embarcações no oceano é vetado.

Uma nova opção turística

O Morro dos Conventos é privilegiado com belas paisagens naturais. O mirante será uma excelente opção para melhor observar toda a natureza exuberante da Cidade das Avenidas.

“Vai ser um atrativo de contemplação. Os visitantes poderão aproveitar a vista entre o rio e o mar, a barra, as baleias francas, as dunas e toda a parte alta do Morro dos Conventos, o nosso grande cartão-postal de Araranguá”, arremata o diretor de Turismo.

Últimas