20.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Janeiro Roxo alerta para importância de detecção precoce da hanseníase

A hanseníase, uma das doenças mais antigas da humanidade, é considerada um problema de saúde pública no país até hoje. Por isso, o movimento Janeiro Roxo foi criado em 2016 pelo Ministério da Saúde (MS) para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

No ano de 2019, foram reportados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) 202.185 casos novos da doença no mundo. Seguido pela Índia, o Brasil ocupa a segunda posição em relação ao número de casos no mundo. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, em 2020 o Brasil registrou 17.979 casos novos da doença, apresentando redução de 55% em relação ao número de casos do ano anterior.

Entre os estados da federação, Santa Catarina apresenta um dos menores números de casos da doença junto com o Rio Grande do Sul. No período de 2016 a 2020 foram notificados um total de 627 casos novos, destes, 15 casos (2,4%) diagnosticados em menores de 15 anos.

“Se você apresenta uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato é importante procurar um serviço médico para entender melhor a situação, uma das doenças que pode apresentar esses sintomas é a hanseníase”, explica Lígia Castellon Gryninger, médica infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE/SC). “A doença tem cura, mas se houver demora no diagnóstico ela pode deixar sequelas para o indivíduo”, alerta.

Além do Janeiro Roxo, Santa Catarina incentiva o diagnóstico precoce e a conscientização sobre a doença no Dia Estadual de Combate à Hanseníase, data celebrada no dia 11 de março de cada ano.

Sobre a hanseníase
A hanseníase é causada por uma bactéria, transmitida pelas vias aéreas superiores, por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. Entre os principais sintomas, que podem demorar de dois a sete anos para se manifestar, estão manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade (a pessoa pode se queimar ou cortar sem sentir dor), dormência, queda de pelos e o comprometimento de nervos periféricos, levando à perda da força dos músculos.

As pessoas que convivem intimamente com o doente também devem ser examinadas, pois assim poderão ter o diagnóstico na fase inicial, prevenindo a progressão da doença e a instalação das incapacidades físicas e deformidades que geram preconceito e discriminação aos portadores.

Se não tratada na forma inicial, a doença quase sempre evolui, torna-se transmissível e pode atingir pessoas de qualquer sexo ou idade, inclusive crianças e idosos.

A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória. O diagnóstico e o tratamento são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Últimas