19.9 C
Criciúma
sábado, abril 27, 2024

Içara: Atividades em alusão ao autismo iniciam neste fim de semana

A partir do próximo sábado, dia 2, até o dia 9 de abril, o Governo de Içara, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promove a 2ª Semana Içarense de Conscientização Sobre o Autismo. A iniciativa segue a lei nº 4.705, sancionada em 6 de janeiro de 2021. No sábado, abertura das atividades, das 8h30min às 11h30min, a equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Içara, estarão com atividades no centro da cidade.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

No sábado serão instaladas tendas na rua João Lodetti (em frente à Casa do Colono) com orientações sobre a confecção da Carteira do Autista, amostragem de alguns jogos confeccionados com material reciclável para trabalhar com estudantes com ou sem deficiência, será feito ainda a entrega da fita alusiva em conscientização a data no comércio local, além da divulgação de vídeos nas redes sociais da Educação Especial (@educacaoespecialicara) de pessoas com autismo que possuem canal no YouTube.

“Este é o segundo ano que desenvolvemos essa semana especial. Atualmente o município conta com 97 crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Queremos conscientizar a população e também as outras crianças que convivem dentro das salas de aula, desmistificar o preconceito que ainda existe na sociedade a respeito do autista”, lembrou Beatriz Constâncio de Souza, coordenadora do atendimento educacional especializado da Secretaria de Educação de Içara.

Confira o restante da programação:

Na segunda-feira, dia 4, as escolas Quintino Rizzieri e Ângelo Zanellato recebem uma roda de conversa com o autista Inácio Fernandes Rabelo de 11 anos de idade. Também vão ocorrer visitas nas escolas com representantes da ABAA e APAE. Além da divulgação nas redes sociais da Educação Especial de vídeos de pessoas com autismo que possuem canal no YouTube.

Na terça-feira, dia 5, serão entregues fitas em alusão ao autismo no Paço Municipal Ângelo Lodetti com os professores das salas de AEE, assistência social e representantes da APAE e ABAA. Além da divulgação nas redes sociais da Educação Especial de vídeos de pessoas com autismo que possuem canal no YouTube.

Na quarta-feira, dia 6, os representantes da ABAA e APAE continuam as visitas em escolas para divulgação. E a educação especial continua com a divulgação de vídeos de pessoas com autismo que possuem canal no YouTube em suas redes sociais.

Na quinta-feira, dia 7, às 19h30min, será realizada uma grande palestra para os pais dos estudantes com autismo no Paço Municipal. Com a temática “Família de autista: um pathwork de emoções” o encontro será ministrado pela psicóloga e professora do curso de psicologia da Unesc Nerilza Volpato Beltrame.

Na sexta-feira, dia 8, será realizada a divulgação das ações promovidas pelas escolas municipais nas redes sociais da educação especial.

Para encerrar a semana, no sábado, dia 9, será divulgado um vídeo nas redes sociais da educação especial e do Governo de Içara sobre todas as atividades que foram realizadas durante a 2ª Semana Içarense de Conscientização Sobre o Autismo. Já no dia 20, do mesmo mês, o município promove ainda o encontro “A onda agora é conversar”, às 19h30min no auditório da prefeitura de Içara.

Últimas