25.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Frente fria histórica: Neve em maio e temperaturas abaixo de zero

Neve na região Sul e mínimas de 7 graus Celsius em São Paulo na semana que vem: a previsão da meteorologia para os próximos dias aponta uma frente fria histórica. De acordo com o Climatempo, uma massa polar intensa, aliada a um ciclone extratropical, devem jogar os termômetros para abaixo de zero na região central de Santa Catarina e em cidades da Serra Gaúcha especialmente entre a próxima terça-feira, 17, e quarta-feira, 18. O frio, no entanto, deve continuar durante todo o mês de maio.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Neste final de semana, alguns fenômenos devem acentuar a queda de temperatura. Um ciclone deverá ficar estacionado vários dias no oceano, aumentando a umidade no continente — ao mesmo tempo, uma grande massa de ar polar avança pelo país.

A combinação dessas ocorrências ajuda a explicar a intensidade da onda de frio que deve atingir o país nos próximos dias. Nas mídias sociais, o evento vem sendo chamado de “erupção polar histórica”, embora não haja tal descrição na meteorologia, segundo o Climatempo.

De qualquer forma, o fenômeno meteorológica trará surpresas. O país deverá ser palco da chamada “chuva congelante”, um evento raro no Brasil, que acontece quando as gotas de água congelam antes de tocar a superfície do solo.

Previsão de Geada

De quinta-feira, 19 a domingo, 22, há previsão de geada em vários pontos do país. As áreas mais atingidas devem se concentrar na região Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (especialmente no Sul do estado) e no oeste do estado de São Paulo.

Curitiba, no Paraná, pode presenciar o fenômeno, que não está descartado em São Paulo. Na capital paulista, a temperatura mínima deve ser a mais baixa dos últimos seis anos, de acordo com o Climatempo.

*Via Exame.

Últimas