14.3 C
Criciúma
quarta-feira, julho 17, 2024

Nasce aliado da tecnologia e inovação

Gerido pela Unesc, Centro de Inovação Criciúma (Crio) será inaugurado nesta sexta-feira

Criciúma
Alexandra Cavaler
economia@tnsul.com

Um centro de inovação é um espaço dedicado ao desenvolvimento e promoção de novas ideias, tecnologias e práticas que têm por objetivo impulsionar a inovação em diversos setores. Geralmente, esses centros reúnem empreendedores, startups, pesquisadores e empresas para colaborar, compartilhar conhecimento e desenvolver soluções inovadoras. Eles podem oferecer recursos como espaços de coworking, mentoria, acesso a investidores e networking para impulsionar o crescimento e a inovação.

Presente

E é esse super presente que Criciúma e região ganham nesta tarde com a inauguração do Centro de Inovação Criciúma, o Crio, passando a integrar a Rede Catarinense de Centros de Inovação. A solenidade inaugural ocorre a partir das 14h, na sede do equipamento, que funcionará no antigo Complexo Educacional Nereu Guidi. A cerimônia contará com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador Jorginho Mello.

“O catarinense é um povo que empreende em todas as áreas. E agora a bola da vez é a tecnologia e a inovação. Criar soluções para resolver os problemas das pessoas, até mesmo por meio do celular. Tornar tudo mais eficiente e simples nesta nossa correria de todos os dias. É isso que queremos potencializar em Criciúma e em todas as regiões com os nossos centros de inovação”, explica o governador Jorginho Mello.

Negócios

Entre as contribuições de um Centro de Inovação está o desenvolvimento regional e de inovações por meio de negócios, além de oferecer instalações, serviços e recursos compartilhados, e ainda promover a cultura e conexão de inovação e empreendedorismo. A proposta também visa desenvolver empresas, startups e empreendedores, articulando os setores públicos e privados com as Instituições de Ensino Superior: ensino e pesquisa.

Conexões

A reitora Luciane Bisognin Ceretta ressalta que o Centro de Inovação terá grande relevância em diversos aspectos, entre eles, a economia e a formação acadêmica, e já representa uma grande conquista. “Do ponto de vista do desenvolvimento socioeconômico da nossa região, ele oportunizará a geração de emprego e de renda, movimentando assim, a economia e as conexões da nossa cidade e do Sul do estado com as outras regiões”.

“O catarinense é um povo que empreende em todas as áreas. E agora a bola da vez é a tecnologia e a inovação. Criar soluções para resolver os problemas das pessoas, até mesmo por meio do celular. Tornar tudo mais eficiente e simples nesta nossa correria de todos os dias. É isso que queremos potencializar em Criciúma e em todas as regiões com os nossos centros de inovação.” Jorginho Mello, governador de Santa Catarina.

Leia a matéria completa na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas