19.9 C
Criciúma
sábado, abril 27, 2024

Criciúma: Mariany é modelo aos 72 anos e inspiração para outras mulheres

Thais Borges/Especial
Criciúma

Natural de São Paulo, mas residente de Criciúma desde 1991, Mariany Goncho tem 72 anos e é modelo. Desde o início da pandemia vem se dedicando à profissão. Mariany foi encontrada por uma agência de Curitiba e foi aí que surgiu sua vontade de seguir carreira. Hoje ela trabalha como modelo para lojas de roupas da região, além de fazer publicidades em suas redes sociais.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Atualmente já são mais de nove mil seguidores no seu Instagram. A modelo possui curso completo em passarela, manequim, comerciais e fotografia. Ela já tinha modelado, mas foram poucas vezes. “Eu modelei aos 16 anos, mas duas vezes em desfile. Depois, nunca mais”, afirma.

Talentosíssima

Não é só a beleza que define Mariany Goncho. Ela também foi professora de literatura e português durante 25 anos e se aposentou. Com isso, sobrou tempo para ela se dedicar a algo que fazia desde 1993: cantar. “Apareceu a música. Cantei em casamentos. Cantava em rodas de amigos. Meu marido me incentivou a entrar para a escola de música”, lembra. Mariany já é viúva há oito anos, tem dois filhos e um neto.

Em seu canal no youtube, ela reúne alguns videoclipes em que canta clássicos da música brasileira e internacional. Além disso, possui entrevistas com pessoas ilustres da região. A modelo também tem um livro solo lançado: o Sempre!. A obra contém crônicas, poesias e contos e faz parte do repertório da modelo como escritora. “Eu participei de nove coletâneas com outros autores”, afirma.

Família

A família de Mariany foi super receptiva à sua vontade de ser modelo. Os filhos deram total apoio à mãe e atualmente se sentem felizes ao motivá-la. “Tanto para mim como para a minha irmã foi motivo de alegria. A melhor coisa que tem é a pessoa nessa idade ter uma ocupação, um incentivo”, fala o filho Rodrigo Otávio Goncho, de 45 anos. “Ela é uma nova mulher. A mãe é nota dez. A gente incentivou o máximo possível”, completa.

Outro membro da família é a Meg, cachorra que tem 13 anos. “Ela é velhinha e muito feliz pois é mimada”, conta a modelo sobre o pet de estimação, que considera como filha.

Mariany com a Meg, sua cachorrinha – Foto: Reprodução Redes sociais
Mariany com o filho Rodrigo – Foto: Reprodução Redes sociais
Mariany e a filha Larissa Goncho – Foto: arquivo pessoal

Representatividade

Sendo modelo sênior, Mariany pode servir de inspiração para outras mulheres da região.“A mensagem que eu quero deixar para as pessoas é que a idade não importa. Eu creio que o mundo da moda está procurando pessoas reais e não ideais”, diz. “O pessoal do mundo da moda começou a perceber que eles também tem que fazer roupas para pessoas reais. A pessoa de idade também quer consumir um tipo de roupa diferente, atualizada e o meu propósito é que nós podemos sim fazer isso”, declara.

Para a modelo, as mulheres de mais idade não devem se render aos achismos. “Não é por ter 70 anos que a pessoa tenha que se recolher em casa, usar sempre cinza e ficar jogado na frente da TV. Acho que tem que se movimentar. Minha mensagem é essa”

Últimas