25.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Criciúma: Escola Padre Miguel Giacca comemora 100 anos de fundação

Letícia Ortolan
Criciúma

Fundado há quase 100 anos, a Escola de Educação Básica (EEB) Padre Miguel Giacca é um referencial quando se trata do Ensino da Rede Municipal de Criciúma. Localizada no Distrito de Rio Maina, a instituição atente cerca de 1.200 alunos nos períodos matutino, vespertino e noturno, oferecendo também o Curso de Magistério.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Em 29 de junho de 1922, nascia a origem da EEB Padre Miguel Giacca. Naquele dia, a professora Custódia Cardoso de Oliveira iniciou sua atividade docente na sua própria casa, alfabetizando os alunos e ao mesmo tempo ensinando a Língua Portuguesa. Após 21 anos, o colégio passou a funcionar como Escola Desdobrada. Em, em 1949, foi reconhecida como Estabelecimento de Ensino Oficial, com o nome de Escola Reunida Carmela Dutra.

Com o passar dos anos, o número de conquistas da escola foram crescendo. Em 1956, a instituição foi transformada em Grupo Escolar Padre Miguel Giacca e em 1965, criou-se o Ginásio Normal Deputado Paulo Preis, para funcionamento a partir de 1966. Depois de algumas mudanças, no dia 29 de março de 2000, passou a denominar- se Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca.

Estrutura
Com uma área de 10 mil metros quadrados, tendo 2.542,49 metros de área construída, a EEB Padre Miguel Giacca oferece uma estrutura ampla e completa aos alunos. Ao total, são 14 salas de aula, além de biblioteca, laboratório de Ciências, sala de vídeo, sala de Orientação Educacional, de Direção, de Professores, cozinha, ginásio de esporte, secretaria e dezesseis banheiros.

Diretora da escola há 10 anos, Marilda Marcos Lopes sente orgulho de fazer parte da equipe da EEB Padre Miguel Giacca. Para ela, não há preço que se pague por estar à frente de uma escola centenária e poder comemorar com tantas histórias para contar.

“Somos compostos por um grupo que abraça a causa da educação com muita responsabilidade. Nunca uso a palavra eu, é sempre nós, porque todo esse sucesso é resultado do grande esforço de uma equipe reunida. Sou Giacca e me orgulho disso”, salientou Marilda.

Relatos
Karina Colombo, de 36 anos, é ex-aluna da EEB Padre Miguel Giacca e compartilha do mesmo sentimento. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história. Vim de uma família em que todos estudaram lá. Tive a oportunidade de representar a escola em 2022, trazendo o título da Rainha Giacca”, indagou a atual Gerente Regional de Desenvolvimento do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred).

Programação especial
Há quase uma semana, a EEB Padre Miguel Giacca vem tendo uma programação especial em alusão ao centenário. As comemorações foram iniciadas pela Câmara de Vereadores de Criciúma, que no dia 22 de junho, realizou a Sessão Especial em Homenagem aos 100 anos da instituição.

A proposição foi dada por Miguel Pierini, vereador, e aprovada com unanimidade pelos parlamentares criciumenses. Roseli de Lucca Pizzolo, presidente da Câmara de Vereadores celebrou a conquista ao lado de Clésio Salvaro, prefeito do município e demais autoridades.

Comemorações
Ontem (domingo, 26), foi realizado o Café Bergamasco no Parque dos Imigrantes, reunindo centenas de pessoas. A celebração foi marcada pelas apresentações do Grupo Valsugana e alunos da escola.

Na quarta-feira (29), dia oficial de aniversário, o calendário da escola está repleto de comemorações. Haverá as programações Carreata Festiva, a Rua do Lazer e solenidade encerrada com show especial da cantora Marília Dutra.

Para quinta-feira (30), está agendada uma apresentação da banda de música da Polícia Militar de Santa Catarina.

Por fim, em 1º de julho, será feita pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), uma Sessão Solene. A proposição foi do deputado Luiz Fernando Vampiro e o ato será realizado na própria escola EEB Padre Miguel Giacca.

Últimas