29.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Tigre: Vitória da organização e da superação

Tiago Monte

Criciúma

Com um gramado pesado e clima chuvoso, o técnico Cláudio Tencati atribuiu a vitória contra o Vila Nova, por 1 a 0, no início da tarde deste sábado, à organização e disciplina dos jogadores, mas também à superação dentro de campo. “A vitória foi da organização e da competência e disciplina dos jogadores no que planejamos. Dentro do que planejamos, perfeito. A superação foi pelo que envolveu: gramado e clima. O tempo prejudicou a característica do Criciúma que é mais de toque de bola e aproximação, mas não se enganem com o Vila: eles estão jogando mais do que mostra a posição na tabela”, diz. “Disciplina e estratégia pelo que planejamos e superação pelo clima e pela proposta do adversário que veio para empatar”, completa Tencati.

O treinador também destacou a segurança defensiva do time carvoeiro na partida. “Quando o Vila teve oportunidade, o Gustavo fez uma bela defesa. E foi em um erro nosso. Mas eles não tiveram chances claras, apenas em bolas alçadas e muito jogo aéreo”, pontua.

O comandante carvoeiro ficou boa parte da partida pedindo concentração para os jogadores e ele explicou o que motivou o gesto. “A estratégia do Vila era impedir o Criciúma de chegar nos primeiros minutos. A torcida empurra o time em todos os jogos e foi criado um elo especial com o time. Os adversários já sabem disso. O Vila veio para dificultar a chegada do Criciúma e gerar ansiedade nos primeiros minutos. O time deles era lento, quando estava 0 a 0. Por isso, eu pedi calma”, comenta.

Administração do elenco em duas competições

Com a atenção dividida entre as Séries B do Brasileiro e do Catarinense, Tencati comenta a importância dos jogadores no processo de foco nas partidas. “Isso é um fator importante: trabalho de equipe. E não é só o Tencati: tem os auxiliares e demais integrantes da comissão técnica. Os jogadores também têm participação porque um apoia o outro. E tem muita conversa diária e foco no projeto. No início do ano, eu prometi que todos iriam jogar, e isso está acontecendo. Os jogadores estão percebendo que tem a palavra meritocracia. Quem está produzindo, acaba tendo chance”, destaca.

Na quarta-feira, dia 29, a partir das 19h, o Tigre já volta a campo, diante do Náutico, em Recife. O técnico não poderá contar com Marquinhos Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, além de Rafael Bilu, Tiago Marques e Lohan, que estão lesionados. Tencati, porém, procura não lamentar as ausências. “Eu não fico lamentando e jogando problema interno para criar muleta de desculpa e válvula de escape para mim. Outros jogadores começam a produzir bem, conforme entram. Os volantes são um exemplo bom disso. A gente aumenta o leque de opções. Por isso, não fechamos os olhos para os outros jogadores. Chega uma hora que a gente precisa do elenco. Vamos usar quem está disponível. Vamos buscar pontos fora: quatro ou seis, não sei. Vamos buscar os pontos”, destaca.

Tencati acabou afirmando que Marquinhos Gabriel sentiu também uma lesão no músculo adutor da coxa e isso acabou retirando o atleta da partida. O treinador admitiu que as lesões acabam ocorrendo em função do grande número de jogos em um curto período de tempo. “Enquanto o Vila ficou uma semana se preparando, o Criciúma teve jogo no meio da semana e eu preciso dividir. Não fica uma sintonia ajustada. Têm essas intercorrências, mas a gente já sabia disso quando fez o planejamento. As lesões vêm, mas a gente nunca quer. Tem trauma, pancada. Lesão muscular até não temos tantas. Estamos tentando minimizar muito, mas os meses de julho e agosto serão de muitos jogos. É muita fé e ‘pé na tábua’”, finaliza.

Últimas