22.7 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Cocal do Sul: Projeto de Língua Italiana é oferecido para estudantes

A cultura italiana é fortemente presente na região, e em Cocal do Sul não é diferente. Seja nas questões culturais, sociais e em sua descendência, lembrando da vinda e trabalhos dos imigrantes italianos. Pensando em preservar as origens italianas no município, a Secretaria de Educação realiza nas escolas da rede municipal o projeto de Língua Italiana.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Com o intuito de oportunizar a vivência e apropriação da língua, este projeto conta ainda com o incentivo do Governo de Cocal do Sul e Círculo Italiano do município. A metodologia utilizada no processo de ensino e aprendizagem consiste em aulas lúdicas, leituras, músicas e vídeo aulas, lecionadas pela professora Mariana Búrigo de Menech, que tem fluência no idioma. As aulas são oferecidas de forma gratuita.

Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de estreitar os laços com os colonizadores italianos do município, bem como sua cultura. Segundo o secretário de Educação, Luís Carlos de Melo, o projeto é voltado a todas as idades. “Todas as faixas etárias participam do curso em horários distribuídos por turma no contraturno; além de termos turmas no período noturno para os adultos que têm interesse em conhecer sua língua de origem”, explica.

“Para promover a interação da cultura italiana, serão realizados projetos voltados para a gastronomia italiana, neste segundo semestre, que pode ser vinculada a um dos elementos culturais, pois cada um tem hábitos diferentes”, ressalta o secretário.

Os alunos do projeto terão a visita da professora de teatro e atriz do documentário Azambuja Imigração Italiana, senhora Doriana Bez Fontana Búrigo. Além de também visitarem a vinícola Trevisol e a Pizzaria Forno d’Itália, na qual o dono Roberto Olivati, recebe famílias uma vez por semana, para elaborarem a própria pizza e ganharem um certificado.

O projeto ainda almeja a inclusão do intercâmbio cultural. “A cidade de Cocal do Sul firmou recentemente um pacto de amizade com uma cidade do norte da Itália, Soverzene; ampliando desta forma a possibilidade de estreitar os laços com a língua e a cultura italiana”, frisa Luís.

Últimas